Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Homenageado
Luiz Henrique da Silveira
Governador do Estado de Santa Catarina

Perfil

Luiz Henrique da Silveira é um dos homens públicos brasileiros mais coerentes, que leva a política a sério, fazendo dos seus compromissos com o povo uma premissa de vida.
É um diplomata político no trato com adversários e com correligionários do seu partido, para cada distrato ou conflito Luiz tem uma centena de possibilidades para corrigir, apaziguar, mantendo a ordem e o equilíbrio nas mais diversas situações.

Luiz Henrique da Silveira na Vida Pública
• Deputado Estadual por um mandato,
• Deputado Federal por cinco mandatos,
• Ministro da Ciência e Tecnologia,
• Presidente Nacional do PMDB,
• Prefeito de Joinville em Santa Catarina por três mandatos 1977/1982 - 1996/2000 - 2001/2004.
• Eleito em 2002, pelo PMDB, Governador do Estado de Santa Catarina.
Curriculum Vitae.

Luiz Henrique da Silveira é um homem público culto, um intelectual, um estudioso, isso lhe confere em particular a grandeza de ser politicamente correto.

Entrevista

Portal Net Babillons
Que tipo de influência o mestre Ulisses Guimarães exerceu em sua carreira política ?
Luiz Henrique da Silveira
Ulysses foi um grande amigo e hoje está guardado dentro de mim. Foi meu professor, meu orientador, enfim alguém que eu admirava por sua conduta pessoal e política em toda sua vida pública. Exerceu forte influência em minha atuação política. Com ele aprendi como se faz política com ética, honradez e voltada às pessoas.

Portal Net Babillons
Se você fosse escrever um livro de memórias do século XX, o tema seria sobre sociologia ou políticos?
Por quê ?
Luiz Henrique da Silveira
Este projeto ainda vou desenvolver. Tão logo encerre minha carreira política, pretendo me dedicar a literatura, atividade que desempenho há 30 anos sempre aos domingos no jornal A Notícia. Em um livro abordaria as grandes transformações sociais deste século que findou e faria um estudo sobre os próximos 100 anos.

Portal Net Babillons
Cite 03 invenções ou descobertas do século XX que na sua opinião são as mais importantes ? Por quê ?
Luiz Henrique da Silveira
As grandes invenções que aponto como as mais importantes são: o chip para computadores que permitiu a popularização do PC; o laser que oportunizou sua aplicação no lazer e principalmente na saúde e o descobrimento do código genético do DNA que trará benefícios para a área médica.

Portal Net Babillons
O que Santa Catarina precisa fazer para ficar em pé de igualdade com os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, em questão turística ?
Luiz Henrique da Silveira
Em Joinville já estamos fazendo esta grande revolução de mudança do perfil econômico, criando equipamentos públicos para incentivo ao turismo, como o grande alavancador de emprego e renda. Santa Catarina, também está crescendo muito nesta área, bastante explorada no litoral, principalmente nos meses de verão, mas há necessidade de investir em regiões desassistidas como as termas do Oeste, os campos do Planalto Norte e do Planalto Serrano.

Portal Net Babillons
Por que Joinville, a cidade mais populosa e de maior arrecadação, ainda não pensou em criar um parque temático, considerando que tem um dos mais importantes núcleos turísticos do Estado ?
Luiz Henrique da Silveira
Já houve um contato do Beto Carrero, que demonstrou interesse de investir em Joinville. Outro investidor pretende implantar o teleférico no morro do Boa Vista, agregado com um parque de lazer. Estamos em estudos.

Portal Net Babillons
Hannover na Alemanha, o que significa para Joinville ?
Luiz Henrique da Silveira
Estamos trabalhando para que Joinville seja a Hannover do Brasil. Estamos preparando a melhor infra-estrutura de eventos culturais e de feiras do País. Já temos o Centreventos, em breve teremos o Megacentro na Expoville, o Teatro Juarez Machado e o Centro de Convenções. Também vamos adequar a antiga fábrica da Antarctica para termos o grande Complexo Cultural, que este ano já abrigou a 8a Festa da Solidariedade.

Portal Net Babillons
No projeto de transformar Joinville num forte núcleo de feiras nacionais e internacionais, está faltando o que exatamente, considerando que há vontade política e locais apropriados ?
Luiz Henrique da Silveira
Como respondi anteriormente, as ações já estão sendo desenvolvidas e várias outras estão com projetos adiantados, como o Eixo Ecológico Leste que é a descoberta do litoral joinvillense.

Portal Net Babillons
Cite 03 mulheres e 03 homens ilustres que foram destaques no século XX, em sua opinião ?
Luiz Henrique da Silveira
Três grandes homens que conheci posso destacar o Doutor Ulysses, o Presidente Fernando Henrique Cardoso que colocou este País nos trilhos, eliminou a inflação que estava dizimando esta nação e tem tido excelente resultado no combate ao desemprego criando novas oportunidades de trabalho e investindo pesadamente em infra-estrutura necessária, e Mário Covas que por muitos anos esteve comigo no antigo MDB, infelizmente já se foi. Mulheres que admiro: Madre Teresa de Calcutá, Fernanda Montenegro e Leonor de Barros, minha primeira Professora.

Foto: GMG
Luiz Henrique da Silveira
Um exemplo de homem público.

Portal Net Babillons
Se você pudesse decretar uma Lei Nacional, em favor da cultura brasileira, que Lei seria esta ? Por quê ?
Luiz Henrique da Silveira
Já temos uma boa Lei, a Rouanet do Mecenato que nos permitiu construir o Centreventos e implantar a Escola Bolshoi. O que precisamos é de empresas e pessoas físicas com a consciência de fazer as doações do imposto de renda a pagar para projetos como estes.

Portal Net Babillons
Descreva o perfil de como deveria ser o político do terceiro milênio ?
Luiz Henrique da Silveira
O homem público do terceiro milênio deve estar preparado para antever as posteridades e não apenas as prioridades imediatas. Tem de estar a frente de seu tempo como estamos fazendo, com todas as obras e ações para que Joinville tenha a melhor infra-estrutura urbana para dar qualidade de vida a nossa gente e empreendimentos que sejam capazes de absorver mão de obra num futuro próximo.

Portal Net Babillons
O que você espera de transformações positivas na humanidade, para o século XXI ?
Luiz Henrique da Silveira
A humanidade se transforma diariamente. O que espero é que hajam boas intenções de quem ocupa cargos públicos, que sejam capazes de trabalhar pelo bem comum e que achem soluções para as necessidades de cada comunidade.

Portal Net Babillons
Luiz Henrique da Silveira é um homem crédulo ? Segue alguma religião ? É supersticioso ?
Luiz Henrique da Silveira
Acredito em Deus. Fui batizado na Igreja Católica, mas freqüento todas as congregações que me convidam, pois preciso do apoio de todos os segmentos para desenvolver um bom governo. Não sou supersticioso, porque acredito em Deus.

Portal Net Babillons
Qual foi o momento de maior emoção política que passou ?
Luiz Henrique da Silveira
O momento que mais me emocionou foi quando recebi a notícia da perda do grande amigo Ulysses, naquele trágico maio de 92, quando caiu o helicóptero em que viajava com o senador Severo Gomes. Era para eu estar naquele vôo. Que o Doutor Ulysses esteja bem onde estiver!

Portal Net Babillons
Dê uma mensagem para os universitários brasileiros.
Luiz Henrique da Silveira
A mensagem que deixo aos universitários é de que eles são o futuro deste País. Quem cursa universidade hoje é o mandatário do amanhã, será o empreendedor, será o prefeito, será o governador, o presidente, o professor, enfim ocupará uma posição de destaque na sociedade e deverá desempenhar seu papel. Os desafios do milênio estarão mais acirrados e só os mais preparados vão vencer.

Portal Net Babillons
Qual a contribuição da Internet para a administração pública de Joinville ?
Luiz Henrique da Silveira
Vem demonstrando ser uma grande ferramenta de comunicação, extremamente eficiente, ágil e econômica. Na Prefeitura temos utilizado muito.

Net Babillons
Se você pudesse dar uma notícia excelente para todos os brasileiros em rede nacional, qual seria ?
Luiz Henrique da Silveira
Não há criança fora da escola, como estamos fazendo em Joinville. A Saúde pública nada deve e não amarga prejuízos.

Portal Net Babillons
Um projeto especial ainda não realizado ?
Luiz Henrique da Silveira
Temos vários projetos na administração de Joinville para implementá-los nos próximos quatro anos. Está tudo dentro do nosso Programa de Governo e vamos executá-los, como fizemos na gestão 1997-2000.

Portal Net Babillons
Sobre a Agenda 21, como está Joinville e o Meio Ambiente ?
Luiz Henrique da Silveira
Meio Ambiente é um dos setores que mais desenvolvemos. Joinville foi um dos primeiros municípios brasileiros a ter a Agenda 21, criamos as áreas de proteção ambiental, introduzimos educação ambiental no currículo escolar, em breve Joinville ganhará o Parque Caieiras e vários outros projetos estão sendo elaborados.



Sexta-Feira, 09 de Março de 2001.





Página inicialVolta ao índice.