Abertura
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Índice do Canal.
Homenageado
Francisco Correa Weffort
Ministro da Cultura

Perfil

É um paulistano de 64 anos, nativo da cidade de Quatá. Fez uma carreira brilhante, sempre atento a uma melhor qualidade de vida do povo brasileiro, em questão ao ensino e a cultura. Zeloso na conservação do patrimônio histórico artístico e paisagístico desta grande nação. Com grandes projetos, como o Monumenta que revitaliza o cenário histórico arquitetônico e paisagístico das cidades históricas de maior importância. Sua postura administrativo-pedagógica tem sido referência indispensável para áreas culturais de todo o Brasil, o que vem facilitando a compreensão e o desenvolvimento de projetos regionais.

Entrevista

Portal Net Babillons
Ministro Weffort com relação ao cinema brasileiro, há algum projeto com incentivo para reavivar as salas cinematográficas das cidades brasileiras ?
Ministro Weffort
Temos a lei do cinema que autoriza incentivos generosos para a recuperação de salas de exibição. Na verdade, porém, é pouco utilizada neste item. O problema maior é que a diminuição do número de salas se deve, principalmente, a fatores como o enorme crescimento da televisão, o surgimento do vídeo, os canais por assinatura, etc.. Também existe, nas grandes cidades, o problema da segurança. Hoje em dia, as pessoas preferem ir ao cinema de shopping, chamados multiplex. Em todo caso, o número de salas vem aumentando ultimamente, em especial através dos multiplex. Quem queira recuperar velhos cinemas usando a lei e seus incentivos, pode vir ao Ministério da Cultura. Será bem-vindo.

Portal Net Babillons
Ministro Weffort as artes plásticas no Brasil estão desaquecidas, o que o Governo Federal, via Ministério da Cultura poderia sistematizar como campanha de incentivo e motivação ?
Ministro Weffort

Não creio que as artes plásticas estejam desaquecidas. Este período, desde 1995, é também o período das maiores exposições de artes plásticas já realizadas no Brasil. É o período das grandes exposições de massa, atingindo um público que, em sua maioria, nunca havia entrado em um museu. Estamos, isto sim, buscando contatos com as galerias de arte (uma instituição diferente de um museu) para ver como poderíamos apoiar o seu trabalho.

Portal Net Babillons
Ministro Weffort por quê a literatura no Brasil em formato de livro é tão cara ? O que poderia ser feito para minimizar preços e consequentemente mais brasileiros terem acesso a eles ?
Ministro Weffort
O livro é caro, realmente. E o é porque as tiragens são pequenas. Embora tenhamos uma grande indústria do livro, esta se concentra no livro didático que tem como comprador o governo federal. Os demais tipos de livros se distribuem através de livrarias, que são em número menor do que o desejável. Ainda assim, também nesta área as coisas estão melhorando. Basta ver que em muitas cidades os livros agora são distribuídos através de bancas de jornais e de supermercados, através de tiragens grandes. Tudo isso amplia o mercado comprador e colabora para o aumento das tiragens e a diminuição do preço.

Portal Net Babillons
A cultura indígena tem sofrido severas descaracterizações, como o Sr. tem acompanhado
isto ? Existe algum projeto de amparo e preservação ao índio, considerando a possibilidade de extinção da
raça ?
Ministro Weffort

O Ministério da Cultura não tem, em sua estrutura, um setor especifico para trabalhar com a cultura indígena. Na estrutura do Estado brasileiro, o tema ficou com a FUNAI. Não obstante, o Ministério está aberto para projetos na área, tendo já apoiado algumas iniciativas com os Pataxó, de Porto Seguro, Bahia, e outras ligadas ao campo da música.

Portal Net Babillons
Ministro o que poderia ser feito para São Francisco do Sul-SC no que diz respeito a categorizá-la oficialmente pelo Governo Federal como a 3ª cidade mais antiga do Brasil, definindo-a como roteiro histórico e turístico do sul do País ?
Ministro Weffort
O centro histórico de São Francisco do Sul é tombado pelo IPHAN, o que lhe assegura o apoio desta instituição do Ministério. Alem disso, foi incluída no projeto Monumenta, um projeto nosso para algumas cidades históricas do pais. Basta dizer-lhe que as cidades do Monumenta são 27, num total de 5.500, para se perceber que o governo federal vê São Francisco do Sul como uma prioridade.

Portal Net Babillons
Ministro Weffort, São Francisco do Sul estará completando 500 anos em 2004, para tanto criou-se o Instituto Binot Palmier de Gonneville 500 Anos, do qual o Sr. foi convidado a fazer parte e aceitou. De que maneira pretende contribuir para essa festa que não pertence só a São Francisco do Sul, mas a todo o Brasil ?
Ministro Weffort

Tenho as atenções voltadas para o projeto Monumenta. É a forma mais eficiente de apoiarmos os 500 anos de São Francisco do Sul.

Portal Net Babillons
Ministro faltam dispositivos inclusive de verbas para a manutenção e a divulgação do Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul-SC. O que o Governo Federal pode fazer neste sentido, visto que o Museu Nacional do Mar é um dos quatro únicos museus desta temática no planeta ?
Ministro Weffort

O Museu do Mar é instituição do estado de Santa Catarina. Tem merecido o apoio do IPHAN e continuaremos a apoiá-lo. Mas não temos, infelizmente, como resolver alguns problemas, porque cabem a outro poder.

Portal Net Babillons
O Festival de Dança de Joinville-SC é o maior de toda a América Latina, como o Ministério da Cultura tem tratado desse assunto, considerando que está se expandindo anualmente e em pleno êxito ?
Ministro Weffort

Temos apoiado o Festival e continuaremos a fazê-lo. Também apoiamos a finalização das obras do Centreventos onde se realiza o Festival.


O Mestre Weffort além de ser um ativo Ministro da Cultura, tem desenvolvido excelentes projetos para o povo brasileiro.
Conheça seu Curriculum.

Portal Net Babillons
Fale um pouco do ser humano Francisco Correa Weffort ?
Ministro Weffort

Sou um professor que ama sua profissão. Sou também um brasileiro que adora viajar pela riquíssima diversidade da nossa cultura.

Portal Net Babillons
Quando e por quê o Sr. Ministro decidiu seguir a carreira política ?
Ministro Weffort

Não sou um político. Mas sou um cidadão que gosta de participar da vida do nosso país. Neste sentido, todos nós somos políticos e temos que assumir deveres e responsabilidades públicas.

Portal Net Babillons
O Sr. é um homem crédulo ? Tem alguma superstição ?
Ministro Weffort
Como dizem os espanhóis, "yo no creo en brujerias pero que las hay las hay".

Portal Net Babillons
Ministro Weffort, o Sr. tem algum hobby ?
Ministro Weffort

Meu hobby é a leitura. E comprar livros. Tenho mais livros do que jamais poderei ler. De vez em quando eu me alegro porque preciso ler um determinado livro e descubro que o tenho em minha biblioteca. Aí me dou conta de que foi comprado há muito tempo e que eu havia me esquecido dele. É como o reencontro de velhos amigos.

Portal Net Babillons
Ministro na gastronomia qual seu prato preferido ?
Ministro Weffort
Linguini al pesto. Parece pouco para quem está habituado a comer os magníficos camarões de São Francisco do Sul. Mas é um gosto que me ficou de criança.

Portal Net Babillons
Qual a descoberta ou invento que o Ministro Weffort considera o mais importante do século XX ?
Ministro Weffort
A Penicilina.

Portal Net Babillons
Ministro qual foi sua maior emoção cívico-patriótica ?
Ministro Weffort
O grande comício das Diretas que, em São Paulo, deu inicio ao movimento pelo restabelecimento da democracia no país. Era uma noite de chuva fria em São Paulo. E, contudo, as pessoas estavam contentes, quase de modo independente dos discursos que se pronunciavam da tribuna. Estavam contentes só porque estavam na praça e se sentiam livres.

Portal Net Babillons
Em sua opinião diga quais as pessoas que acredita serem as mas importantes para a humanidade no século XX ?
Ministro Weffort
Einstein, Freud e Ghandi.

Portal Net Babillons
Quais os projetos culturais de seu Ministério para os próximos anos ?
Ministro Weffort
São muitos. O Monumenta é dos mais importantes. Em seguida vem o projeto Resgate da Memória Brasileira nos Arquivos Europeus. Em seguida a TV-Cultura e Arte. Se tiver que citar exemplos não conseguirei passar à pergunta seguinte.

Portal Net Babillons
Qual lei para cultura ainda não decretada que o Sr. adoraria assinar ?
Ministro Weffort
Gostaria de assinar uma lei através da qual viessem a crescer os espaços da cultura no sistema educativo. Mais música, mais leitura, mais dança, mais visitas de crianças a museus, cinemas, teatros, etc. A educação é absolutamente necessária. Mas o sentido da educação é a cultura. Como disse um pensador francês, Andrés Maurois,
"a cultura é aquilo que fica depois que você esqueceu tudo o que lhe ensinaram".

Portal Net Babillons
Que reformas positivas o Sr. espera para o Brasil do século XXI ?
Ministro Weffort
Na linha das reformas já realizadas pelo Presidente Fernando Henrique, espero as reformas que abram a nossa sociedade como sociedade democrática, com respeito de todos pela igualdade e pela liberdade.

Portal Net Babillons
Ministro Weffort o Sr. é uma pessoa culta, hábil e estudiosa, dê uma mensagem aos Universitários Brasileiros ?
Ministro Weffort
Os universitários devem fazer três coisas: estudar, estudar, estudar. De tanto estudar nós aprendemos a conhecer por conta própria. Sobretudo, a conhecermo-nos a nós mesmos.

Portal Net Babillons, 05 de Setembro de 2001.

 

 

Página inicialVolta ao índice.