Abertura.
Conheça a GMG.
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Pachecão
Professor Show Man

Perfil

José Inácio da Silva Pereira, é o Professor Pachecão, ele é o precursor do estilo Aula Show. Este estilo modificou sobremaneira o processo didático do ensino no Brasil, esta evolução na área da educação, veio para estimular o estudante e estabelecer um propósito sólido, simpático e de fácil assimilação no aprendizado. Pachecão em 20 anos de dedicação ao ensino brasileiro transformou-se num símbolo de inovação e reforma positiva. Conseguiu abrir uma linguagem mais efetiva e absorvente entre o aluno, o professor e a matéria. Sua aula atinge benéficamente o aprendiz, possibilitando um novo caminho, mais dinâmico, onde a matéria física deixa de ser desinteressante e difícil, passando a ser energéticamente assimilável.
O Professor Pachecão transforma a sala de aula numa platéia seguida de palco, onde a referência maior é aprender brincando com muita alegria.

Entrevista

Portal NetBabillons
Há quanto tempo você é professor?
Professor Pachecão
Há 20 anos.

Portal NetBabillons
Qual a rota de suas aulas-show?
Professor Pachecão
Todas as semanas eu ando por São Paulo, Brasília, Joinville e Belo Horizonte. Nos fins de semana e mais particularmente nos fins de ano percorro uma boa parte do Brasil, praticamente um fim de semana em cada estado.

Portal NetBabillons
Você é casado? Tem filhos? Aonde reside?
Professor Pachecão
Sou casadíssimo, não tenho filhos e não queremos ter, resido em Belo Horizonte.

Portal NetBabillons
Por que resolveu seguir a nobre missão de ensinar?
Professor Pachecão
De tanto fazer cursinhos e de estudar para o vestibular senti que poderia ser útil às pessoas sintetizando os conteúdos das matérias da mesma forma que eu fazia para uso próprio. E por aí, tudo aconteceu. Foi com certeza uma decisão sábia. Fiquei mais feliz ainda quando conheci a profissão de perto.

Portal NetBabillons
Se você não fosse professor, o que seria?
Professor Pachecão
Com certeza seria artista ou pelo menos me esforçaria o máximo para ser. Adoro pessoas felizes, alegres e sorridentes.

Portal NetBabillons
Como foi o Pachecão aluno?
Professor Pachecão
Fui um aluno muito tranqüilo, não conversava nas aulas, estava sempre ligado no professor. Às vezes não entendia nada do que ele estava falando mas ficava ali até o final. Nunca fui de matar aulas. Em termos de notas estava sempre na média.

Portal NetBabillons
Você sente-se realizado na tarefa de mestre?
Professor Pachecão
Sinto-me feliz quando meus alunos conseguem captar a minha mensagem. Não só a mensagem da matéria, mas a mensagem de vida que sempre passo durante as aulas.
O crescimento da classe, o aprendizado da turma e naturalmente o sucesso dos meus alunos são ingredientes que me proporcionam muita felicidade.

Portal NetBabillons
Se você pudesse decretar uma lei em prol da melhoria do ensino, que lei seria esta?
Professor Pachecão
Decretaria aumento de salário para os professores, toda criança na escola, período integral para qualquer nível escolar, exceto universidade.

Portal NetBabillons
Qual a maior alegria de sua vida? Qual a maior alegria como professor?
Professor Pachecão
Tenho várias alegrias diárias. Todo dia é dia de índio. A vida não pára, consequentemente a todo instante é uma coisa nova e a felicidade vem de brinde. Tive momentos marcantes como por exemplo: Nascer, casar, gravar o primeiro CD, dar aulas para 5000 jovens em Natal -RN, participar de alguns programas de TV, fazer o globo esporte em BH e por aí vai.....

Portal NetBabillons
Os seus alunos na maioria são jovens, na sua opinião, como deve ser o jovem do século XXI?
Professor Pachecão
O jovem tem que estar sintonizado com o mundo. Conhecer um pouco de tudo. Sentir a vida e vivê-la com responsabilidade. Gostar de literatura, desenho animado, joguinhos de computador, estudar todas as matérias, ser generalista. Ainda é cedo pra falar: disso eu não gosto.

Portal NetBabillons
Temos notícias que o vestibular está com os dias contados, os alunos serão avaliados durante o ensino médio. O que esta mudança significa para você?
Professor Pachecão
Adoraria se de fato isso acontecesse. Seria melhor pra todo mundo, inclusive para o aluno. Ele estaria bem melhor preparado. Com certeza ele seria mais estudioso e o mais interessante que seria uma coisa a curto prazo. Posso afirmar sem medo de errar que ele ia gostar de estudar. Pois a cada sucesso na prova seria um incentivo a mais pra que ele investisse cada vez mais nos estudos.

Portal NetBabillons
Quem ou o que lhe inspirou para criar este novo estilo de ensinar?
Professor Pachecão
A pré-disposição para a felicidade. Quero transformar o ambiente das salas de aula, sair daquela coisa mórbida, cansativa para uma alegria contagiante, despertar interesses, fazer as pessoas acordarem para o grande barato que é a educação, como é bom saber. Quando se consegue isto, o mestre segue o script.

Portal NetBabillons
Sua aparição na mídia brasileira se deu como e
aonde?
Professor Pachecão
Apareci pela primeira vez para o Brasil com a Regina Casé no programa Brasil Legal em 1996. Depois fui ao Jô Soares, Faustão, Programa livre, Xuxa e outros.
Fui pra TV devido ao fato de ter feito um disco de vinil com algumas músicas que não eram de física, mas que as pessoas achavam que fossem. Umas músicas horríveis só ouvindo pra saber. Aí a Regina ouviu e disse: Meu Deus como pode alguém gravar isso? Quero conhecer este cara. E por aí tudo aconteceu.

Foto: GMG.
Pachecão modernizou efetivamente o ensino no Brasil. Hoje ele é uma referência nacional positiva ao jovem que ingressa na Universidade.

Portal NetBabillons
Você foi o precursor de uma nova tendência no ensino brasileiro, um novo estilo de puro êxito. Como foi a aceitação por parte de outros professores? Houve algum constrangimento?
Professor Pachecão
Muitos professores não gostaram, e isso é perfeitamente compreensível pois trabalhar assim é muito cansativo. Você tem que matar um Leão por dia. Tem que inventar novidades, algo interessante que esteja relacionado com a matéria em pauta. Os alunos começaram a cobrar atitudes destes professores e eles começaram a meter o pau. O que acabou proporcionando uma repercussão muito maior. Hoje eu peço para todos os professores que falem de mim bem ou mal, mas por favor falem.

Portal NetBabillons
Se você tivesse que homenagear um brasileiro(a) no que diz respeito a educação no Brasil. Quem seria? Por quê?
Professor Pachecão
Paulo Freire. Por seus métodos de aceleração de aprendizagem. Vamos direcionar o aprendizado para algo palpável. O aluno tem de saber para que ele esta aprendendo aquilo. O que ele vai fazer com aquele conteúdo. Paulo Freire tinha essa preocupação.

Portal NetBabillons
Se Albert Einstein visse você dando aulas hoje, o que acha que ele diria?
Professor Pachecão
Com certeza ele ia gostar. A felicidade é contagiante. E nas palavras dele a imaginação é mais importante que o conhecimento. Vamos dar asas para que os nosso alunos possam voar. Imaginação é o combustível para o sucesso. Queremos formar pessoas de sucesso. O sorriso e a competência constituem a chave que abre todas as portas. Einstein também foi assim.

Portal NetBabillons
O que você espera de reformas positivas para o mundo do século XXI?
Professor Pachecão
Uma reforma na cabeça das pessoas. Quero PAZ E AMOR, que o sentimento de fragilidade do ser humano se alastre pelo mundo e fique incutido na cabeça de todos. A vida é breve e daqui nada se leva. Na verdade a vida é uma dádiva fatal e que no final ninguém vai sair vivo daqui.

Portal NetBabillons
O que você acha que o Brasil ganhou com a Internet, visto que hoje temos 14.5 milhões de internautas?
Professor Pachecão
Rapidez e facilidade na comunicação. Estamos nos conhecendo agora através dela. Com ela o mundo ficou menor. Vasculho terrenos jamais imaginados. Leio livros que ainda estão no prelo. Ouço músicas de todas as partes do planeta e das regiões mais distantes.

Portal NetBabillons
O ensino no Brasil com relação aos países de primeiro mundo está em que nível?
Professor Pachecão
O nosso currículo não é um dos piores. O Japão e a França ocupam as primeiras colocações. Estamos entre os melhores. Acontece que o nosso currículo fica apenas no papel. Na prática é que são elas.

Portal NetBabillons
Você acha que a criminalidade no Brasil está ligada a falta de instrução ou ao padrão social?
Professor Pachecão
Com certeza a falta de oportunidades é decorrente da ausência de instrução. O conhecimento nos dias atuais é a chave do sucesso. Estamos vivendo numa época em que ser filho de fazendeiro, ou ter pai rico, não é suficiente para sermos eternamente ricos. O que vai manter o cidadão e a sua fortuna é o domínio do conhecimento.

Portal NetBabillons
Você acredita que hajam extraterrestres visitando a Terra, diante a tanta especulação em jornais, revistas e televisão?
Professor Pachecão
O Homem já tem catalogado 100 milhões de galáxias e em cada galáxia tem-se em torno de 200 bilhões de estrelas, maiores ou menores que o Sol. Acredito que em algum lugar do universo haja vida sim. Talvez não no nosso sistema solar devido a falta de condições climáticas e outras coisas mais, mas em outras estrelas é possível.

Portal NetBabillons
Pachecão você é um homem crédulo? Acredita em Deus, é religioso?
Professor Pachecão
Acredito em Deus. Numa força divina, sobrenatural. Isto me dá muita tranqüilidade. Procuro ver nas pessoas esta imagem e semelhança de Deus como se prega nas orações. Converso com Deus, como converso comigo mesmo ou com os meus amigos mais chegados. O vejo de uma forma brincalhona, de alto astral. Eu brinco com ele sempre.

Portal NetBabillons
Você é supersticioso? Acredita em algo que não seja provado pela física?
Professor Pachecão
Têm muitas coisas que não são provados pela física e que eu acredito. Deus mesmo é uma dessas coisas. A Física não pode provar tudo. Eu sou sincero comigo e com os outros, acredito que com isto não haja necessidades de ter superstição.

Portal NetBabillons
Deixe uma mensagem sobre o que você achou do Portal Net Babillons, para ser editada no Canal Mural.
Professor Pachecão
É um trabalho que merece todo o nosso carinho, pois não é fácil concatenar todas estes assuntos e conteúdos disponíveis para todo tipo de internauta. Não deve ser fácil colocar novidades todas as semanas no ar. É um trabalho de Hércules. Parabéns pelo trabalho e pela coragem.

VEJA MAIS...

Portal NetBabillons, 01 de Junho de 2001.

Página inicialVolta ao índice.Página seguinte.
Índice do Canal.
Proteja a Natureza - WWF
HOMENAGEADO