Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Foto: GMG
A Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, promoveu dia 12 de abril de 2007, no Cine Teatro X de Novembro, sessão solene referente aos 160 anos de emancipação política do Município de São Francisco do Sul, que ocorre no dia 15 de abril.
Compuseram a mesa de honra: Luiz Reitz, Gerente Geral de Recursos Humanos da Empresa Vega do Sul, João Freitas de Menezes,1º tenente da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, no ato representando o Delegado Plínio Benevides dos Santos, Odilon Ferreira de Oliveira, Prefeito Municipal, Joel Rosa, Presidente da Câmara de Vereadores, dr. Walmor Berreta Júnior, Vice Prefeito Municipal, Francisco Antonio Ramos, Presidente da Sociedade Voluntários Corpo de Bombeiros e Márcio Leocádio Machado de Souza, Maestro da Banda Guarani.

 

 

 

 

VEJA MAIS...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página 01 de 07

Índice do Canal

Foto: GMG
O anfitrião, Joel Rosa, Presidente da Câmara dos Vereadores, proferiu um belo discurso, eí-lo na íntegra:
Senhoras e Senhores! Muito teria a falar da nossa Ilha de São Francisco, porto no qual encontrou abrigo a Expedição de Binot Paulmier de Gonneville, no ano de 1504, quatro anos somente após a data oficial do Descobrimento do Brasil.
No dia 15 de abril comemoramos, com muito orgulho, os centos e sessenta anos de transformação de São Francisco do Sul à categoria de cidade. Nada mais correto do que comemorar esta data, imbuídos de um espírito realmente festivo e alegre, espelho da satisfação que sentimos em nos sabermos participantes ativos do processo de desenvolvimento que resultou na construção desta nossa sociedade de homens e mulheres irmanados pelos sentimentos de ordem, de respeito, de harmonia e de solidariedade. Nossa Ilha encantada e abençoada por Deus, reflete um pedacinho do paraíso, com um Centro histórico que possui um romântico conjunto de 150 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, em um cenário de rara beleza que começa defronte à Baía da Babitonga. Possuímos o 5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e o melhor porto natural do sul do país, além de maravilhosas praias tão procuradas pelos turistas e que nos oferecem gratuitamente uma beleza sem igual.
Falar de nossa cidade é realmente algo que emociona e essa gama de sentimentos moldou a personalidade de toda uma comunidade, fez surgir e crescer uma cidade, fundamentada exatamente nestes princípios. E assim é São Francisco do Sul, com sua gente boa e hospitaleira, gente que construiu a sua história através de uma luta ordeira e pacífica, organizando o seu desenvolvimento e o seu progresso.
Nesta data também não poderíamos deixar de registrar, com muita honra e satisfação, o aniversário da nossa Delegacia da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Há oitenta e nove anos, a Capitania instalava em São Francisco do Sul a sua Delegacia, responsável por uma grande gama de atividades essenciais ao nosso desenvolvimento e à defesa do nosso Litoral.
Nesta ocasião, também não poderia deixar de parabenizar e ressaltar o excelente trabalho da Sociedade Musical Guarani, conhecida como Banda Guarani, objeto de homenagem desta sessão e que neste ano completará 51 anos de Fundação. Orgulho francisquense. Quero aqui deixar registradas, portanto, essas mensagens de felicitação:
Parabéns, Capitania dos Portos de Santa Catarina. Parabéns, Sociedade Musical Guarani.
Parabéns, povo querido de São Francisco do Sul.

São Francisco do Sul-SC, 12 de Abril de 2007.

Página de aberturaÍndice de notícias.

160 Anos de Emancipação de São Francisco do Sul
São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil