UNIVILLE irá investir em São Francisco do Sul
Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Foto: GMG
A Magnífica Reitora Mariléia Gastaldi Machado Lopes, acredita que terá apoios importantes para mais este empreendimento.

Visão da Univille
Queremos ser reconhecidos nacionalmente como uma Universidade Comunitária comprometida com o ensino, a pesquisa, e a extensão, voltada para o desenvolvimento sustentável.

A Reitora e Pró-Reitores no Evento
Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino Prof. Paulo Ivo Koentopp, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Professora Sandra Furlan, Pró Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Professora e Dra. Therezinha Novais de Oliveira, falaram da estrutura da Univille, cursos, programas de pesquisas e eventos realizados.

Autoridades e Lideranças
Presente na reunião da Univille a Deputada Estadual Simone Schramm, agradeceu à vinda da Reitora e citou fatos de diversos francisquenses que são famosos em outras cidades porque tiveram que sair de São Francisco do Sul para estudar. Como Educadora, falou que a Univille tem uma história e São Francisco só tem a ganhar com a sua vinda.

A Prefeitura Municipal
O Secretário de Educação Oscar Kutscher falou que o município apoia à vinda de uma Universidade para São Francisco do Sul, o Prefeito está aberto para negociações, principalmente com relação a área para instalação de um Campus. Salientou como cursos importantes para a cidade: Comércio Exterior, na área do Turismo e Hotelaria, na área de Tecnólogo, em virtudes das indústrias aqui presentes, com cursos de qualidade total, administração, gestão.

Doação do Terreno
O Diretor de Planejamento da Prefeitura de São Francisco do Sul, Jonecyr Scharmitzel disse que já foi escolhido um Terreno para a implantação do Campus da Univille na cidade.

Comissão Comunitário
Foi criada uma comissão comunitária, durante o evento, para fazer parte das próximas reuniões com a Univille até a sua instalação, com os seguintes representantes: Prefeitura Municipal, o Secretário de Educação Oscar Kustcher, representante da Associação Comercial e Industrial Angelo Costa, representando a Câmara de Vereradores Nazira Maria Mattar Ferraz e Joel Rosa, representando a empresa Vega do Sul Sr. Picollo, um jovem da comunidade Bruno, da empresa Pilots e uma ONG- Ameca, Ana Paula Cortez.

 

Saiba mais sobre a Campanha
Universidade Já


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal

 

Apresentação da Univille
A Univille Universidade da Região de Joinville, propõe a instalação de um Campus em São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina. A Magnífica Reitora Mariléia Gastaldi Machado Lopes, abre o evento palestrando sobre a importância da vinda de uma Universidade para esta cidade, que fará em 05 de Janeiro de 2004 os seus 500 anos.

A Era do Conhecimento
Estamos começando a viver a era do conhecimento, uma viagem mais profunda ao conhecimento, não só economicamente, como culturalmente e socialmente. Não sobreviverão cidades que não tiverem por perto uma Universidade.

Expansão de Núcleos de Pesquisa
A Universidade é e será cada vez mais um crescente na questão do conhecimento, que vai se estabelecendo, vai se sistematizando, vai se organizando em atividades, em pesquisas de ensino e já está sendo explorado por nós, catalogado pelos alemães, temos um grande projeto para a Ilha da Rita na Baia Babitonga, outro projeto na Vila da Glória que está crescendo muito aqui em São Francisco do Sul.

Por quê uma Universidade?
Iremos sentir os anseios da comunidade para ver o que podemos agilizar, trazer para cá, eu acho que é melhor trazer uma Universidade do que uma escola isolada de ensino superior, nós já fomos uma instituição isolada, há 07 anos que somos uma Universidade e assim ganhamos uma autonomia, inclusive prescrita na constituição federal, autonomia que nos permite um trânsito mais rápido, sem grandes demoras, para trazer cursos de extensão, de graduação, de pós-graduação, cursos seqüenciais, que é outra modalidade, cursos de graduação na linha de tecnólogo, estamos fazendo algumas pesquisas não só na Vila da Glória, como também com Veneza e a Alemanha.

O Credito de Empresários
Temos algumas empresas nos ajudando, como também promessas muito sólidas de empresas, como é o caso da Vega do Sul, estamos muito satisfeitos porque nós temos possibilidade de direcionar o desenvolvimento econômico aqui para os fins que a empresa precisa, sem depredar o meio ambiente. Contamos com os projetos que a Vega quer desenvolver junto com a Univille e temos oportunidade de trazer cursos não só de Engenharia Ambiental, de Biologia Marinha, de Biologia, de Geografia e muitos outros.

Momento Certo
Porque eu penso que nós temos um outro momento, agora estamos vivendo outro tempo e não teremos dificuldades de jeito algum, teremos uma agregação de interesses, de forças supra partidárias para que a gente possa fazer esta cidade criar o seu vigor de destaque e poder ajudar o desenvolvimento, e promessas verdadeiras de grandes empresas que estão vindo para cá, ouvi dizer que também um grande Resort pretende se estabelecer aqui, um grande projeto de Marinas para esta costa maravilhosa. Eu acho que quando as coisas se juntam, a gente consegue realizar.

Aumentar a oferta
O Brasil precisa, este é o grande desafio, aumentar a oferta de cursos superiores e a oferta de matrícula para cursos superiores e garantir que o aluno fique, principalmente nas áreas importantes para aquela cidade, para vislumbrarmos e até querer dirigir. São Francisco do Sul será uma cidade promissora na medida de nossa capacidade de intervir no futuro.