Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Presidente da Capital Brasileira da Cultura Participará do 20º Aniversário da Capital Européia da Cultura

O Presidente das organizações Capital Americana da Cultura (CAC) e da Capital Brasileira da Cultura (CBC), Xavier Tudela, estará esta semana em Atenas (Grécia) para participar do ato comemorativo do vigésimo aniversário de criação da primeira Capital Cultural da história.
Atenas foi designada como Capital Européia da Cultura em 1985, data na qual foram iniciadas internacionalmente as capitais culturais. O Presidente da República da Grécia, Carolos Papoulias, inaugurará a comemoração no dia 14 de outubro, que deverá terminar no próximo domingo, dia 16, com a "Declaração da Cultura de Pnyx", lugar emblemático de Atenas pois é o berço da democracia, onde há 2.500 anos se estabeleceram as bases da civilização ocidental.
O Presidente da CAC e da CBC fará uma intervenção no plenário do encontro, onde apresentará formalmente os projetos Capital Americana da Cultura e Capital Brasileira da Cultura e as cidades que foram designadas até agora como referente cultural das Américas e do Brasil, respectivamente. Nesta comemoração dos vinte anos de capitais culturais participarão várias capitais européias da cultura, assim como redes culturais de diversas partes do mundo e representantes de organizações internacionais.
A Capital Americana da Cultura (CAC), criada em 1998, promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, continente que tem estabelecida a capital cultural desde 1985. A Organização Capital Americana da Cultura está credenciada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento do Parlamentos Latinoamericano e Europeu.
A CAC é uma iniciativa cujo objetivo é promover a integração interamericana a partir do âmbito cultural, contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando a sua diversidade nacional e regional e destacando ao memso tempo o patrimônio cultural comum.
Foram designadas como Capital Americana da Cultura: Mérida 2000 (México), Iquique 2001 (Chile), Maceió 2002 (Brasil), Curitiba 2003 (Brasil) e Cidade do Panamá 2003 (Panamá), Santiago 2004 (Chile), Guadalajara 2005 (México) e Cordoba 2006 (Argentina).
A Capital Brasileira da Cultura (CBC), criada em 2003, tem o objetivo de valorizar e promover o patrimônio cultural brasileiro e utilizar a cultura como ferramenta de desenvolvimento social e econômico das cidades.O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e da UNESCO.
A cidade de Olinda (Pernambuco) foi eleita como Capital Brasileira da Cultura 2006, a primeira da história.
Fonte: Capital Brasileira da Cultura
11/110/2005

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal