Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Livros Infantis de Erico Verissimo em Braile

A partir desta semana, os deficientes visuais ficarão mais próximos da obra de Erico Verissimo, com o lançamento em braile de seis títulos infantis do autor. Esta ação social integra o "Projeto Centenário Erico Verissimo –algumas luzes nunca se apagam", que vem sendo realizado desde maio último pelo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo,CCCEV. O evento tem o patrocínio exclusivo da Companhia Estadual de Energia Elétrica e ocorre terça-feira (18), às 14 horas na sala "O Retrato", quarto andar do CCCEV, localizado na rua dos Andradas, 1223, no centro de Porto Alegre.
No total, foram editados 300 exemplares em braile, sendo 50 de cada título, entre eles, As Aventuras do Avião Vermelho, Rosa Maria no Castelo Encantado, O Urso com Música na Barriga, A Vida do Elefante Basílio, Os três Porquinhos Pobres e Outra Vez os Três Porquinhos. As ilustrações das capas da coleção são inéditas, criadas por Marcela Fehrenbach. Os livros serão distribuídos para instituições e bibliotecas que possuem setor em braile, ampliando, dessa forma, o acesso dos deficientes visuais a parte da obra do escritor gaúcho que estaria completando 100 anos no dia 17 de dezembro de 2005.
Em outubro, tem ainda exposições e música em homenagem ao escritor
Além desta atividade, integram o "Projeto Centenário Erico Verissimo – algumas luzes nunca se apagam", seminários, exposições, concertos musicais e sessões de contação de histórias infantis. Neste mês, duas novas exposições serão abertas ao público. A primeira é fotográfica e inaugura nesta terça-feira, 18, às 19 horas, podendo ser visitada no terceiro andar do CCCEV até 19 de novembro. Com o título "Cento", o fotógrafo Fernando Dias e o artista gráfico Sérgio Milano fazem uma tradução da obra e dos personagens de Erico Verissimo.
A segunda "100 lírios do Erico" é integrada por obras dos acervos literários de Flávio Loureiro Chaves, Mário de Almeida Lima e Waldemar Torres e abre no dia 27 de outubro no segundo andar do CCCEV. Em paralelo, haverá o lançamento de documentário "Erico Verissimo – vida e obra", dirigido por Luzimar Stricher. A mostra fica até 17 de dezembro, mesma data do encerramento da exposição "O Sobrado", concebida pelo cenógrafo Élcio Rossini e que recria numa das salas do primeiro andar do Centro Cultural o casarão de "O Tempo e O Vento", onde a família Terra Cambará está sitiada, sem acesso ao poço d’água.
Em outubro, ainda, ocorre, na casa, o segundo concerto musical em homenagem ao centenário de nascimento de Erico Verissimo, desta vez com o Grupo Vocal D’Quina Pra Lua. O show "Maria vai com as outras e outras marias" será dia 27, às 19 horas, no Auditório Barbosa Lessa (4º andar do CCCEV), com entrada franca.
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está localizado na rua dos Andradas, 1223, no centro de Porto Alegre, e está aberto ao público de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, no sábado, das 11 às 18 horas.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
17/110/2005


 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal