Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Festival Pantanal das Águas gera 1,4 mil Empregos em Corumbá

O Festival Pantanal das Águas, que reuniu shows com sambistas de renome nacional, mostra de dança e torneio de pesca esportiva, de 6 a 12 de outubro em Corumbá, gerou mais de 1.400 empregos diretos na cidade. Também confirmou-se como evento turístico de grande atratividade ao garantir a ocupação de 85% da rede hoteleira, segundo dados da Associação Corumbaense de Empresas de Turismo (Acert).
O balanço do evento promovido pela Prefeitura e TV Morena foi divulgado hoje pela coordenação-geral, a cargo da secretaria municipal de Turismo (Setur). Foram 1.401 empregos diretos, dos quais 821 somente através de empresas prestadoras de serviços do município. O setor que mais empregou foi o de gastronomia, com 344 vagas preenchidas na praça de alimentação, onde funcionaram barracas e ambulantes.
Além de garantir emprego temporário aos corumbaenses, o festival também aqueceu o comércio da cidade, principalmente as redes de hotéis e restaurantes, e proporcionou um ganho excepcional a economia informal. O balanço cita um vendedor de amendoim, que comercializou 3.500 saquinhos do produto durante o festival, com ganho de R$ 3,5 mil.
O resultado econômico, associado à geração de emprego e renda e ao sucesso de público (cerca de 40 mil espectadores em todos os eventos), credencia o Festival Pantanal das Águas a figurar no calendário turístico nacional, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Carlos Porto. “A partir de agora vamos consolidar o festival como produto turístico com uma divulgação permanente na mídia nacional”, anunciou.
Imagem positiva – Na avaliação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o festival foi “um marco” para a cidade, destacando a união ecologia e cultura, a gerando emprego e a imagem positiva da cidade na mídia. “Corumbá despontou como destino do turismo de eventos”, afirmou. Para o secretário Carlos Porto, os números finais mostram, claramente, o que significou o festival para a economia e para a cultura de Corumbá.
O público oficial do Festival de Samba, na tenda armada no Porto-Geral, foi de 24.400 nos shows de Dudu Nobre, Neguinho da Beija-Flor, Leci Brandão, Grupo Revelação, Fundo de Quintal e Roda de Samba. Na Mostra de Dança, os 36 espetáculos foram assistidos por 15.300 pessoas. O total de público nos dois eventos: 39.700 pessoas. O Festival de Pesca Esportiva também reuniu um público expressivo.
Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.
17/10/2005

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal