Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Começa em Foz do Iguaçu o mais importante Encontro da América do Sul sobre Segurança Pública

O Governador em exercício Orlando Pessuti abriu na noite deste domingo (16), em Foz do Iguaçu, a 5ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP). O encontro é promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná em parceria com a IACP e é considerado o maior e mais importante do setor na América do Sul.
Pessuti abriu o evento tratando sobre o tema da segurança pública sob os aspectos da “sensação de caos provocada pelo bombardeio de informações sobre violência. Depois de ouvir tantas notícias sobre assassinatos, roubos, seqüestros, as pessoas ficam com medo de sair de suas casas, de andar à noite pelas ruas de sua cidade. Mas será que tudo isso realmente é uma realidade? Onde está a linha que divide a sensação do medo da realidade da segurança?”, disse.
O Governador também questionou as causas da violência em seu pronunciamento. Segundo ele, para diminuir os índices da criminalidade é necessário o investimento em educação, saúde, trabalho, moradia. “Investir nestas frentes, que devolvem a cidadania às pessoas e as afasta do crime, é sim investir em segurança pública. Este governo tem grandes exemplos de que isso funciona”, afirmou.
Pessuti citou a Vila das Torres, em Curitiba, como um grande exemplo onde se faz a união da cidadania com a segurança pública. “Limpamos a área, instalamos os aparatos sociais para devolver a dignidade daqueles moradores e conseguimos reduzir drasticamente os índices na região, coisa que não foi possível apenas com a intensificação policial”, contou.
Realizações - O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, apresentou em seu discurso as realizações históricas do Governo do Paraná durante estes quase três anos da atual administração. “Contratamos mais de 1.200 policiais, já estamos realizando concurso para mais mil novos PMs, compramos mais de 1.600 viaturas e outras 800 já estão chegando para renovar a frota em todo o Estado. O que este Governo está fazendo já entrou para a história das polícias”, disse o secretário.
A 5ª Conferência segue até a próxima terça-feira (18), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, com palestras, painéis e oficinas ministradas por autoridades renomadas da segurança pública em todo o mundo. Paralelo ao evento, acontece ainda a 5a Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg), onde as maiores empresas do mundo, na área da segurança, vão expor seus produtos e divulgar aparatos policiais de última geração.
“Será uma ótima oportunidade para a reciclagem, para o aprendizado do que de mais moderno está se fazendo no mundo hoje e, é claro, para a troca de experiências, já que estão aqui profissionais de vários outros países”, declarou Delazari. A expectativa é de que cerca de três mil representantes da área de segurança de todo o mundo participem do encontro durante os três dias.
A abertura contou ainda com a presença da presidente da IACP Mary Ann Viverett, do diretor da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), Robson Robin, e de chefes de polícia da Argentina, Peru e Colômbia, além de representantes da segurança pública de todo o país. A Orquestra Paranaense de Viola Caipira, de Cascavel, foi uma das grandes atrações da noite, fazendo apresentações que foram desde o Hino Nacional ao clássico sertanejo Menino da Porteira.
Pessuti também abriu oficialmente a Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública que reúne expositores de equipamentos destinados à modernização das organizações policiais. A Volkswagen, uma das patrocinadoras da Feira, presenteou a Secretaria da Segurança com um carro modelo Fox, já pronto para ser usado como viatura pela Polícia Civil do Paraná. (Repórter Giselle Lima)
Fonte: Governo do Estado do Paraná.
17/10/2005

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal