Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Olinda Foi Nomeada Oficialmente como a Primeira Capital Brasileira da Cultura da História

No final da tarde de ontem, foi realizada em Olinda a cerimônia oficial de nomeação da cidade como Capital Brasileira da Cultura 2006, a primeira cidade brasileira a receber esse título.
O ato público foi realizado na praça Monsenhor Fabrício em frente da sede da prefeitura e contou com a presença do ministro da cultura, Gilberto Gil, do Governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, do Prefeito do Recife, João Paulo , de diversos secretários municipais e estaduais, vereadores e deputados ,das entidades e artistas da comunidade cultural de Olinda e dos cônsules da França e da Itália, além de numeroso público.
Em seu discurso o Diretor Executivo da ONG CBC, Mário Vendrell, destacou que “este é um momento histórico para a cultura brasileira .Olinda mereceu o título pelo esforço coletivo e vontade do seu povo em querer mostrar ao Brasil e ao mundo a sua imensa riqueza cultural e patrimônio histórico”. Por sua vez, a prefeita Luciana Santos, disse que, “parabenizo a todos os cidadãos de Olinda por essa conquista que não é somente da prefeitura, é o resultado de um trabalho conjunto de cada um de vocês que fazem a alma desta cidade”. “A alma de nossa gente é o nosso maior patrimônio” acrescentou a prefeita.
Durante a sua fala Gilberto Gil ressaltou que “Olinda é a Capital Brasileira da Cultura pelo respeito que o Brasil tem por essa cidade e pela beleza da sua dimensão cultural. A importância desse título são as marcas que Olinda deixará para o futuro.Tudo que a cidade construir em 2006 será repassado para a capital cultural de 2007”, concluiu o ministro.
O ponto alto da cerimônia foi a assinatura do documento entre a prefeitura e a Organização Capital Brasileira da Cultura, pelo qual a cidade foi nomeada oficialmente como Capital Brasileira da Cultura do ano 2006.A assinatura foi saudada com uma salva de fogos de artifício que emocionou a todos.
No encerramento da solenidade houve uma apresentação dos principais grupos de frevo e maracatu, que acompanhados dos tradicionais bonecos gigantes, transformaram o sítio histórico numa antecipação do próximo carnaval.
Olinda foi eleita como Capital Brasileira da Cultura, em 30 de junho passado, após concorrer com as cidades de João Pessoa e Salvador. A cidade será a referência cultural do país em 2006 e terá a oportunidade de projetar-se no cenário nacional e internacional durante o próximo ano, mostrando todo o seu patrimônio cultural.
O projeto Capital Brasileira da Cultura é uma iniciativa da Organização Capital Brasileira da Cultura que conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Turismo , da UNESCO , além de diversas entidades nacionais e internacionais.
Fonte: ONG CBC
26/10/2005

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal