Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura
A Capital Brasileira da Cultura foi Apresentada em Cork 2005

O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais (BICC), Xavier Tudela, apresentou no fim de semana passado em Cork (Irlanda), Capital Européia da Cultura deste ano 2005, a iniciativa da Capital Brasileira da Cultura.
A apresentação foi realizada no marco da reunião anual da Rede Européia de Capitais Culturais (ECCM), que despertou muito interesse entre os representantes das capitais européias da cultura presentes.
O BICC é uma Organização Internacional com sede em Barcelona, Espanha, responsável pela criação e implementação dos projetos Capital Americana da Cultura, Capital Brasileira da Cultura, Capital da Cultura Catalã e Capital da Cultura Española, dentre outros que estão em fase de implementação.Tem como principais objetivos; valorizar e promover a diversidade cultural dos países; utilizar a cultura como elemento de integração, intercambio e de cooperação entre os povos; adotar a cultura como instrumento de desenvolvimento social e econômico.
Desde a sua divulgação oficial em novembro de 2004 , o projeto Capital Brasileira da Cultura já foi apresentado diversas vezes a nível internacional. Em 14 de outubro passado foi apresentado em Atenas (Grécia), por ocasião do Simpósio Internacional de Capitais Culturais, realizado com motivo do vigésimo aniversário da criação do conceito de Capital Cultural, quando Atenas foi designada como primeira Capital Européia da Cultura da história. Em 1 de novembro passado apresentou-se também na Argentina, com a intenção de estabelecer vínculos com as capitais americanas da cultura.
A cidade de Olinda, designada como Capital Brasileira da Cultura 2006, a primeira da história, será a referência da cultura brasileira no próximo ano, desenvolvendo um extenso programa de atividades culturais. O rico patrimônio histórico-cultural de Olinda estará em evidência promovendo a cidade como destino turístico nacional e internacional, trazendo inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento socio-econômico.
O projeto Capital Brasileira da Cultura tem o apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Turismo e também da UNESCO.
As inscrições de candidaturas para a Capital Brasileira da Cultura 2007 podem ser feitas até 28 de fevereiro de 2006. Em 31 de março será designada a segunda cidade brasileira a receber o título, que sucederá Olinda como referência cultural do país.
Fonte: ONC CBC
14/11/2005

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal