Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Requião Abre Terceira Edição do Festival de Humor Gráfico das Cataratas em Foz

O governador Roberto Requião e o secretário de Turismo, Celso Caron, abriram nesta quinta-feira (08), a terceira edição do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas em Foz do Iguaçu. O evento segue até domingo (11) na Praça das Nações e no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, em Foz do Iguaçu. “É um evento fantástico e espetacular devido à inteligência dos cartunistas do mundo inteiro”, disse Requião após descerrar a fita inaugural.
De acordo com o governador, a terceira edição recuperou a vitalidade do Festhumor. “O primeiro foi fantástico, o segundo caiu um pouco, mas o terceiro está maravilhoso”, disse. Em relação o local da exposição, no centro de Foz do Iguaçu, Requião disse que o evento finalmente chegou à Foz do Iguaçu. “Se integrou à cidade. É muito bom”, observou ao agradecer os organizadores a escolha de um colégio estadual como sede do evento.
Requião comentou ainda que os cartuns expostos, que tem nessa edição o tema “Planeta Criança”, abordam também questões ligadas ao meio ambiente. De acordo com ele, a natureza vem dando seguidos recados no mundo inteiro como tufões e vendavais.
Após a abertura da exposição, o governador - acompanhado do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e do deputado estadual Dobrandino da Silva - percorreu a estrutura da “Usina do Riso” e conferiu um a um os 300 cartuns selecionados para a final deste ano.
Este ano, pela primeira vez o Festhumor está sendo realizado fora dos salões do cinco estrelas do Hotel Bourbon Cataratas & Resort. A novidade agradou, principalmente aos estudantes do Bartolomeu Mitre, primeiro colégio na história de Foz do Iguaçu.
“Nossa está bastante bonito aqui. Não imaginava que fosse assim”, disse a estudante Natália de Brito Martins, 6 anos, ao conferir as obras expostas. Ela revelou que gostou principalmente da diversidade de idéias, sempre tendo como tema a criança.
Nas duas primeiras os temas destacavam os planetas água e o turismo, respectivamente. Com os cartuns, a estudante afirmou ter uma idéia bem próxima de como são as coisas em todo o mundo. Aproximadamente cinco mil desenhos de artistas de 92 países de todos os continentes foram enviados para o festival este ano. “Sem contar que a qualidade dos desenhos está muito boa”, concluiu Natália.
box 1 Curiosidades, homenagens e musicais marcam festival
A terceira edição do Festhumor está cerca de novidades e alguns fatos curiosos, como os desenhos enviados por dois artistas iraquianos de 13 e 9 anos. Os trabalhos não puderam participar da seletiva devido à idade dos atores, mas foram classificados com menções honrosas e estão expostos na entrada da Usina.
O desenhista Maurício de Souza, pai da Turma da Mônica, é o homenageado deste ano. Ele deverá visitar as 10 exposições do Festhumor na próxima semana. Quem também está sendo esperado para estes dias é o israelense Yuri Ochakovski, vencedor das duas primeiras edições.
O festival este ano revive as homenagens aos gênios do traço do humor brasileiro: os cartunistas Henfil e Ziraldo. Hoje, o festival recebe os primeiros convidados e tem os primeiros shows na Praça das Nações. A programação oficial do evento terá início às 9h da manhã desta sexta, 9. As informações do festival estão no site www.humorfalls.com.br.
box 2 Mostra traz retrospectiva de Maurício de Sousa
A terceira edição do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu terá uma extensa programação, incluindo 10 exposições com mais de mil trabalhos em exibição. As atividades terão apresentações teatrais, de grupos musicais, exposições paralelas, lançamento de livros, palestras, oficinas e projeção de filmes de comédia.
O Colégio Estadual Bartolomeu Mitre concentrará as principais atividades do evento. A área, totalmente dimensionada para o salão, foi batizada como “Usina do Riso”, que tem como destaque o logotipo desenhado por Ziraldo. O desenhista Mauricio de Sousa também será homenageado com a retrospectiva de sua obra estampada em 30 painéis. A exposição mostra a evolução do traço do artista, bem como dos personagens da “Turma da Mônica”, como Magali, Cebolinha, Cascão e outros companheiros famosos. Mauricio estará em Foz do Iguaçu entre os dias 9 e 11 de dezembro.
O Festhumor reuniu este ano quase cinco mil trabalhos – número ainda impreciso em função das postagens dentro do prazo e, que ainda não foram entregues pelo correio. O concurso será disputado por artistas de 90 países de todos os continentes.
O festival terá presença de nomes consagrados do humor em vários segmentos. Escritores jornalistas, artistas de tevê, teatro e cinema discutirão eventos programados para a cidade nos próximos anos, como o Festival Internacional de Cinema de Comédia.
Do humor gráfico estão confirmadas personalidades como Lan, Aroeira, Chico Caruso, Laílson, Edgar Vasques, Dácio Machado, os argentinos Crist e Ana Von Reuber. Mais de sessenta pessoas importantes no meio são aguardadas.
Outra exposição esperada pela população é sobre a série de historietas em quadrinhos “Rango”, que faz muito sucesso em Porto Alegre (RS), desde os anos 70. Edgar Vasques, que estará em Foz, mostrará uma série de painéis de seu personagem Rango, “o despossuído total, um faminto vivendo do e no lixão em uma periferia urbana, cercado de tipos emblemáticos de vários tipos de miséria”.
Fonte: Governo do Estado do Paraná
08/12/2005



Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal