Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Recife Comemora Dia do Frevo

Recife se prepara para comemorar uma data muito especial para a cultura pernambucana: o Dia do Frevo (9 de fevereiro). Dois eventos vão marcar a data: um arrastão pelas ruas do Bairro do Recife, liderado pelo multiartista Antônio Carlos Nóbrega, e um grande show de lançamento do CD do Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana 2005. O arrastão terá início, às 17h desta quinta-feira, saindo da Torre Malakoff, e seguindo pela Rua do Bom Jesus, Marques de Olinda (à direita), Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto até chegar ao Pátio de São Pedro. Cerca de 30 músicos, além da Orquestra do Maestro Spok, vão participar do cortejo, homenageando músicos, maestros, arranjadores e compositores do frevo pernambucano.
No Pátio, Antônio Carlos Nóbrega subirá ao palco onde fará homenagem aos compositores, cantores e maestros, como Getúlio Cavalcanti, Maestro Duda, J. Michillis, Clóvis Pereira, Maestro Nunes, dentre outros, que irão reger suas orquestras promovendo um grande encontro de frevo para saudar e iniciar as comemorações do Centenário do Frevo. O evento tem o patrocínio da Prefeitura do Recife e apoio da Secretaria de Cultura do Recife. Todo o esquema de segurança e desvio de trânsito já está pronto. A expectativa do secretário de Cultura, João Roberto Peixe, é que o evento marque para sempre a história do frevo pernambucano, cujo objetivo é resgatar cada vez mais a sua história e jamais permitir que o ritmo seja esquecido.
Às 21h, o ponto de encontro será o Teatro de Santa Isabel onde acontecerá o lançamento do CD de Música Carnavalesca Pernambucana 2005, promovido pela Prefeitura do Recife. O trabalho, que contem 15 músicas vencedoras, foi gravado em novembro com a Orquestra de Frevo da Banda Sinfônica Cidade do Recife, sob a Regência e Direção Musical do Maestro Neneu Liberalquino. O concurso aconteceu de setembro a novembro de 2005 e escolheu três composições em cinco categorias: frevo de rua (Troféu Nelson Ferreira), frevo canção (Troféu Capiba), frevo de bloco (Troféu Edgard Moraes), maracatu (Troféu Dona Santa) e caboclinho (Troféu Severino Batista da Silva).
Durante todo o ano, a Banda Sinfônica Cidade do Recife trará em seus concertos oficiais todas as músicas como uma forma de divulgação e incentivo. Além disso, estão sendo disponibilizadas para as orquestras itinerantes que tocarão no carnaval 2006 todas as partituras para que elas as executem por onde passarem. Outra iniciativa, foi a integração das rádios comunitárias, que receberam o CD e já estão divulgando em suas programações diárias, ampliando, assim, o leque de ações que otimizaram esse trabalho.
Fonte: Prefeitura de Recife

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal