Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Escola de Frevo Conquista 2º Lugar em Concurso Internacional

Uma boa notícia para a cultura pernambucana: os alunos da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, da Prefeitura do Recife, conquistaram a segunda colocação na categoria grupos do concurso mundial de dança Youth America Grand Prix, que ocorrido em Nova Iorque (Estados Unidos). O conjunto, composto por 14 passistas, se apresentou na última sexta-feira (21) e o resultado foi divulgado no domingo (23). Nesta terça-feira (25), eles chegam ao Recife, às 12h30, no vôo da TAM JJ 3506, quando darão mais detalhes sobre a participação e premiação.
A Prefeitura do Recife está montando uma recepção especial para os dançarinos vitoriosos no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freire, na Imbiribeira (Zona Sul do Recife). Um ônibus levará os pais e outros alunos da Escola até o local onde haverá ainda orquestra de frevo. A primeira colocação ficou com o Balé da Cidade de Santos (São Paulo). A Escola de Frevo apresentou o espetáculo Recifervendo, que tem coreografia de Alexandre Macedo e direção geral de Bárbara Heliodora.
A maioria dos alunos da Escola de Frevo são de unidades de ensino públicas, tem entre 14 e 19 anos, e são moradores de comunidades próximas à escola, na Encruzilhada, como Ilha do Joaneiro, Favela da Rata, Torreão e Santo Amaro. Composto por seis coreografias, o espetáculo Recifervendo foi criado especialmente para os passistas da Companhia de Dança da Escola de Frevo, com músicas regionais do repertórios de grandes compositores de frevo de rua e canção, como "Vassourinhas" e "Último Dia", de Levino Ferreira. Força, velocidade, resistência, elasticidade, flexibilidade e ritmo são características marcantes do espetáculo, associados à plasticidade cênica.
A Companhia de Dança da Escola foi criada em julho de 2003 com o objetivo de criar instrumentos de promoção das atividades do espaço e difundir o frevo como dança. Realizando diversas apresentações mensais, a companhia foi incorporada ao movimento cultural pernambucano, recebendo do público reconhecimento técnico e artístico. Participou da posse do presidente Lula, em 2003; do VII Festival Nacional de Dança de Blumenau – 2004; Festival Nacional de Dança do Recife – 2004; e II Mostra Brasileira de Dança – 2005. A Escola oferece aulas gratuitas de frevo diariamente, em três turnos, e atende, atualmente, cerca de 300 pessoas.
Fonte: Prefeitura de Recife
24/04/2006



Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal