Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura
A Capital Brasileira da Cultura Olinda 2006 representará o Brasil no 4º Encontro Mundial de Bonecos Gigantes, na França

De 28 a 30 de abril será realizado na cidade de Steenvoorde (França), a 4ª Ciranda Européia de Gigantes Portados (Quatrième Ronde Européenne de Géants Pórtes), evento organizado pelo grupo Les Amis de Fromulus , com o apoio da prefeitura da Ville de Steenvoorde, de órgãos do govêrno francês e de diversas instituições culturais francesas.O evento é único na Europa e acontece a cada seis anos.O primeiro encontro foi realizado em 1989 para comemorar os 75 anos do boneco “Jean le Buchêron” criado pelo Les Amis de Fromulus e contou com a participação de 31 bonecos da França, Bélgica e Espanha.Nas edições posteriores que ocorreram em 1993 e 2000, foi crescente a participação de diversos países. A edição deste ano contará com a presença de 100 bonecos gigantes de 12 países diferentes:Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Burkina Faso (África), Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Portugal e Quebec (Canadá).
A delegação do Brasil marcará presença nesse grande evento através da Troça Carnavalesca Barbapapa, de Olinda, que levará os bonecos gigantes Barbapapa, Morena e Tarado da Sé, com 15 integrantes sob a coordenação do arquiteto Hilário Nóbrega, presidente da entidade. O Grupo tem a autorização oficial da Prefeitura de Olinda para representar a cidade na sua condição de Capital Brasileira da Cultura 2006. Estão previstas diversas apresentações do Barbapapa que levará a orquestra de frevo do maestro Carlos, além de algumas alegorias, passistas, caboclos de lança e outras figuras tradicionais do folclore pernambucano, mostrando aos europeus um pouco da cultura brasileira. O cantor e compositor Luciano Padilha ,que integra a delegação, participará do evento apresentando músicas regionais de Pernambuco, junto com grupos musicais da Alemanha e Inglaterra. A iniciativa de organizar a participação nesse evento partiu do presidente do Barbapapa, grande incentivador e entusiasta da cultura dos bonecos gigantes. Segundo Hilário Nobrega, “Será uma grande confraternização entre povos e culturas do mundo onde os olindenses estarão levando uma pequena mostra daquilo que encanta os turistas : nosso frevo, nossa energia e descontração, representando o Brasil através da cultura olindense e pernambucana em terras flamengas. O convite nos foi feito em 2002 pelo grupo francês Les Amis de Fromulus, quando da excursão de alguns bonecos olindenses para participar da Festa de La Mercé em Barcelona, cumprindo o acordo/intercâmbio com os catalães durante as comemorações do 100º aniversário do grande arquiteto catalão Antoni Gaudí”, conclui o arquiteto Hilário.
Todos os detalhes sobre o evento poderão ser encontrados no endereço www.les-amis-de-fromulus.com como também na página do Barbapapa www.barba.zt2.net
Fonte: ONG CBC
27/04/2006




Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal