Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Artesãos Paraibanos têm Destaque em Evento Nacional

A beleza artística, a utilidade doméstica e as raízes culturais da cerâmica serão os elementos de destaque do Salão Nacional de Cerâmica, que acontece em Curitiba (PR), de 24 a 28 de maio. A Paraíba está cotada para participar do evento com grande notabilidade, tendo nove artesãos pré-selecionados para o concurso promovido no Salão, onde concorrem ceramistas do país inteiro.
A participação paraibana é constituída, em sua maioria, por artesãos da região interiorana do estado. Todos concorrem na categoria “Popular”. As peças, desenvolvidas através do trabalho manual e rústico, valorizam em suas formas temáticas, o folclore e a cultura regional, se manifestando em peças de decoração ou utilitárias, que encantam o júri nacional pela sua originalidade.
É o caso da Associação dos Artesãos do Cariri Ocidental, a Arca, que já participou do Salão na edição de 2004, ganhando prêmios por obras nas sub-categorias “Artes Sacras” e “Folclórico”. Este ano, concorrem duas associadas, ambas da cidade de Serra Branca, no Cariri.
A louceira Maria José Rodrigues, da Arca, foi uma das vencedoras em 2004. Para esta nova edição do Salão, ela enviou a peça “Boneca de Sabores”, classificada para a sub-categoria “Utilitários”. Ela conta que nunca pensou em chegar tão longe desenvolvendo algo tão tradicional e comum em sua comunidade.
Da cidade de São José de Espinharas, situada no Sertão, foi selecionada a ceramista Maria Ivoneide Ferreira, conhecida como Lucinha dos Bichos. Ela é chamada assim por produzir exclusivamente peças que retratam animais de sua região. A artesã ainda tem seu trabalho reconhecido por ser ecologicamente correto, aproveitando o esterco do gado para fazer a queima das peças de cerâmica, ao invés de utilizar lenha, o que evita o desmatamento.
O evento, antes denominado Salão Paranaense de Cerâmica, ocorre a cada dois anos e passou a ser nacional a partir de 2006. O Salão contemplará artesãos que concorrem nas categorias “Cerâmica Artística”, “Cerâmica Popular” e “Design em Cerâmica”.
A seleção foi feita através de fotografias enviadas pelos artesãos de peças ou conjuntos de cerâmicas de sua autoria. A próxima fase consiste em enviar as peças para que a comissão julgadora faça uma análise final. O recebimento das obras acontece até o dia 9 de maio. Os prêmios são de R$ 6 mil para cada escolhido e a divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 11 de maio.
As peças participantes do concurso estarão na 2ª Feira de Arte Cerâmica, onde serão comercializadas. Também acontecerá o Congresso Nacional de Cerâmica, voltado para artesãos, estudiosos e designers, que objetiva possibilitar o acesso às informações que contribuam para o aprimoramento artístico dos ceramistas. O evento é uma realização do Governo do Estado do Paraná.
Fonte: Governo do Estado da Paraíba
03/05/2006




Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal