Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Theatro Municipal Homenageia 250 Anos de Mozart

Como parte de suas homenagens aos 250 anos de Mozart – que tiveram início em 28 de abril com a montagem de Idomeneo -, o Theatro Municipal do Rio apresenta nos dias 19 e 21 um concerto que incluirá árias de Bodas de Fígaro, Don Giovanni e A Flauta Mágica, três das óperas mais populares do compositor. À frente da orquestra da casa estará o maestro Luís Gustavo Petri, convidado especialmente para a ocasião.
- Ele é um regente de grande experiência e seriedade, características imprescindíveis para a execução desse repertório, em que o estilo é tão primordial quanto a qualidade orquestral e a qualidade vocal dos solistas - avalia o diretor artístico do Theatro, Eduardo Álvares.
Entusiasmado com o projeto, Petri - que há dez anos comanda a Sinfônica de Santos – chega ao Rio hoje para os primeiros ensaios com a orquestra e os solistas.
- Dentre as obras líricas de Mozart, existem óperas em estilo italiano e em estilo alemão. Nesse concerto, poderemos mostrar um pouco de cada um desses universos - explica o maestro.
Os libretos de Bodas de Fígaro e Don Giovanni foram escritos pelo italiano Lorenzo da Ponte, com quem Mozart firmou uma parceria produtiva e reconhecida. Bodas, datado de 1786, coloca em cena um conflito de interesses: Fígaro, um jovem plebeu, está apaixonado e pretende casar-se em breve. Segundo a tradição local, entretanto, sua noiva deverá passar a noite de núpcias com o nobre patrão de ambos. A trama se desenrola com muito bom humor e ganha um fim feliz. Já Don Giovani, de 1787, é uma comédia dramática que mostra as conquistas e as desventuras do impulsivo sedutor Don Juan.
Por fim, A Flauta Mágica, ópera que estreou em 1791, tem libreto assinado pelo ator austríaco Schikaneder. A obra, por meio da qual ideais maçônicos e humanistas são exaltados, narra a trajetória de um príncipe que, com o auxílio de um mágico sacerdote, salva sua donzela das mãos de uma bruxa má.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
10/05/2006

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal