Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura
Ópera Don Giovanni Terá Apresentação Gratuita na Sala Villa-Lobos


A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em parceria com a Secretaria de Cultura, estréia a ópera Don Giovanni, de Mozart, na próxima terça-feira (30). Inédito no repertório da Orquestra, o musical integra amplo programa comemorativo do 250º aniversário de nascimento do compositor austríaco, iniciado em 22 de abril com 12 horas seguidas de apresentações no Teatro Nacional. O público também poderá conferir a ópera dias 1º e 3 de junho, sempre às 20h, na Sala Villa-Lobos. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Teatro, a partir do meio-dia do dia anterior a cada apresentação.
O elenco reúne alguns dos melhores cantores líricos brasileiros, sob a direção musical do maestro Silvio Barbato, regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e da orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que acaba de ter grande êxito na abertura da temporada lírica do Rio de Janeiro com a ópera Idomeneo, também de Mozart, e no Teatro Bellini, de Catania, na Sicília, com a primeira apresentação na Itália do Poema Coral-Sinfônico, de Carlos Gomes.
Para a direção cênica, foi convidado o encenador italiano Gianmaria Romagnoli, que montou espetacular versão de Carmen, no Teatro Nacional Claudio Santoro. Com grande experiência nos diversos palcos e festivais da Europa, Grécia e Estados Unidos, Romagnoli é formado em arquitetura, cenografia e escultura pela Academia de Artes de Roma. Nesta montagem original, apresenta movimentação cênica integrada à versão em concerto da ópera de Mozart.
O papel titular é do barítono de Brasília Leonardo Neiva, que acaba de participar, no Festival de Ópera de Manaus, das óperas Werther e Otelo, e de ganhar o segundo prêmio no 7º Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, de Belém. No ano passado estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a ópera Os Pescadores de Pérolas, sempre elogiado pelo público e pelos críticos. Vai cantar pela primeira vez o exigente papel do libertino Don Giovanni.
Fonte: Secretaria de Cultura/Secretaria de Comunicação Social - Agência Brasília de Notícias
23/05/2006




Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal