Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Camerata apresenta a "Missa da Coroação", de Mozart

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta a Missa da Coroação - uma das grandes obras de Mozart - nesta sexta-feira (18), às 20h, na Paróquia Bom Pastor, e no sábado (19), às 18h30, no Salão Nobre do Clube Concórdia. O concerto terá a regência da maestrina da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Naomi Munakata, e a participação dos solistas Adélia Issa (soprano), Denise Sartori (mezzo-soprano), Marcos Thadeu (tenor) e Carlos Eduardo Marcos (baixo). A temporada 2006 do grupo tem patrocínio da Volvo.\
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é um dos compositores eruditos mais conhecidos no mundo inteiro. Suas obras transcendem as salas de concertos e o repertório das orquestras, e aparecem em campanhas publicitárias e em toques de celular. A maestrina Naomi Munakata observa que o público muitas vezes ouve e gosta da música, mas não sabe quem a criou. "Quero que o público reconheça essa missa que é uma das obras mais importantes de Mozart", diz.
A Missa da Coroação foi composta em março de 1779. Não se sabe qual o verdadeiro motivo e o sentido do título desta obra, mas a explicação mais provável é a da suposta cerimônia de coroação de uma imagem da Virgem Maria.
A Missa é inteiramente musicada e é dividida em cinco partes: Kyrie (composta por três seções recapitulatórias); Glória (uma das partes ricas em texto); Credo (com o movimento musical complexo dos instrumentos); Sanctus - Benedictus (com uma estrutura melódica lírica construída para os solistas) e Agnus Dei (com temas e tonalidades distintas). O primeiro movimento é escrito em grego e os demais em latim. No repertório também será apresentado o "Vesperae Solennes de Confessore".
A maestrina Naomi Munakata é formada em composição e regência pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo. Em 1986, recebeu uma bolsa de estudos do governo japonês para aperfeiçoamento em regência na Faculdade de Artes da Universidade de Tóquio. Atualmente é professora da Faculdade de Artes Alcântara Machado e da Escola Municipal de Música, além de ser regente do Coro da OSESP.
Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba
Regência: Naomi Munakata
Data: 18 de agosto, sexta-feira, às 20h
Local: Paróquia Bom Pastor - Rua Victorio Viezzer, 810 - Vista Alegre
Entrada franca
Reapresentação: 19 de agosto, sábado, às 18h30 - Salão Nobre do Clube Concórdia - Rua Carlos Cavalcanti, 815
Ingressos: R$10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não-perecível)
Informações: 3321-2842
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
17/08/2006


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal