Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Teatro Guaíra homenageia Natal com o espetáculo O Quebra-Nozes

Clássico de Natal, o balé “O Quebra-Nozes” será apresentado gratuitamente pelo Balé Teatro Guaíra, Orquestra Sinfônica do Paraná e Escola de Dança Teatro Guaíra a partir desta sexta-feira (08), às 20h30, no Guairão. É uma das obras mais belas da literatura infantil, inspirado no conto de Hoffmann “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos”. O balé tem música de Tchaikovsky e coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov, versão de Carla Reinecke.
Cinqüenta alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra estarão somando no palco com os demais bailarinos da Balé Teatro Guaíra. Para o papel de Clara foram escolhidas três alunas da escola, que estarão se alternando durante as apresentações.
A apresentação de sexta é a primeira de uma série, que se estenderá por todo o mês de dezembro. As demais apresentações serão nos dias 9, 14 e 15 também às 20h30; dia 10 às 18, dia 16 às 19h e no dia 17 às 11h no projeto Teatro para o Povo, no Guairão.
O espetáculo, que há mais de um século encanta crianças e adultos de todas as idades no mundo todo, tem dois atos. A narrativa acontece na cidade alemã de Nuremburg no período natalício, tendo como protagonista a jovem Clara e o seu boneco “Quebra Nozes” que ela ganha de seu padrinho, o mágico Drosselmeyer na festa de Natal em sua casa.
O bailado foi apresentado pela primeira vez em 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, ainda hoje sede do Balé Kirov. A primeira versão foi vista no Brasil em 1957, no Teatro João Caetano, SP, por Eugênia Feodorova, com Dalal Achcar no papel da Fada Açucarada. A história
- Tudo começa na festa de Natal na casa do médico e prefeito da cidade, Jans Stahlbaum quando ele reúne sua família e amigos. Seus dois filhos, Clara e Frantz, esperam ansiosos pelos convidados.
Herr Drosselmeyer, padrinho de Clara, chega e anima todos com seus bonecos dançantes. As crianças recebem presentes e Clara ganha algo diferente, um quebra-nozes. Encantada, ela logo se fascina pelo brinquedo. Em meio as brincadeiras seu irmão rouba seu presente e o quebra, deixando-a muito triste. Drosselmeyer conserta o quebra-nozes e consola Clara dizendo-lhe que tudo ficará bem.
A festa termina e os convidados vão embora. Clara vai dormir e tem sonhos mágicos com seu querido Quebra-Nozes que toma vida. Surgem ratos de todos os lados comandados pelo Rei dos Ratos, que logo é derrotado pelo Quebra-Nozes.
Clara vai com o “Quebra-Nozes” ao Reino das Neves e no Reino dos Doces, onde o seu brinquedo se transforma em príncipe e os dois vivem num mundo de magia e encantamento junto com Fada Açucarada.
Fonte: Governo do Estado do Paraná
08/12/2006


 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal