Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Concerto de gala abre Festival de Música de Santa Catarina

O concerto de gala apresentado pela Orquestra de Cordas Pão de Açúcar, aplaudido de pé pelo público que lotou o teatro do Centro Cultural da SCAR, em Jaraguá do Sul, antecipou na noite do último domingo (14) o que reserva os 14 dias do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc 2007). Sob a regência do maestro Daniel Misiuk, o grupo formado por 40 jovens na faixa etária de 12 a 21 anos contagiou quem acompanhou a abertura do evento, prestigiado pelo governador Luiz Henrique, pelo secretário de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel e pela prefeita em exercício Rosemeire Vasel, entre outras autoridades.
Ao lado dos integrantes da orquestra, um projeto social que transformou jovens vindos de famílias humildes em virtuoses da música erudita, coube ao maestro e diretor artístico do evento, Alex Klein, um destaque especial. No programa do concerto, junto com peças de Vivaldi, Villa-Lobos, Bach, Paganini, Astor Piazolla e Carlos Gardel, Alex Klein participou como solista convidado com uma composição própria – “Choro no capricho”.
Antes do concerto, o governador Luiz Henrique e a presidente do Instituto Festival de Música, Monika Hufenüssler Conrads, destacaram a importância do evento para Santa Catarina. “Queremos que o Femusc seja uma marca de Santa Catarina, que possa levar ao resto do país e que torne a qualidade do estado conhecida no exterior”, disse a presidente. Ela ainda salientou o valor que a música representa para Jaraguá do Sul, colonizada por descendentes de imigrantes vindos da Europa, um dos berços da música erudita, mas também a contribuição para o movimento da cultura e no desenvolvimento do turismo e da economia. Para o governador Luiz Henrique, Jaraguá do Sul pode seguir caminho idêntico ao de Joinville com o festival de dança, se tornando pólo da música clássica.
Atrações prosseguem durante a semana
O Festival de Música de Santa Catarina inicia nesta segunda-feira (15) um roteiro de atividades que promete movimentar Jaraguá do Sul até o próximo dia 27. Além de audições em várias classes de instrumentos nas dependências do Centro Cultural e em outros locais, não faltam atividades abertas ao público em geral, em praças, no shopping e espaços públicos. O evento reúne mais de mil participantes entre professores e estudantes do Brasil e de outros 17 países.
A programação começa às 8h30min com a série “KaffeMusik”, concertos com o objetivo de demonstrar a variedade musical dos participantes do Femusc 2007. Às 13 horas, como atração no almoço, “Desserts Musicales”, no Shopping Breithaupt; às 19 horas, o projeto “Jovens Solistas” com concertos no Pequeno Teatro do Centro Cultural da SCAR; às 20 horas, o evento “Musicalmente Falando”, com o diretor Alex Klein falando ao público em encontros informais e educativos, no grande auditório do Centro Cultural da SCAR e, finalizando o dia, às 21 horas, os “Grandes Concertos” envolvendo professores e participantes, no grande teatro.
Iniciativa do Instituto Festival de Música, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Funcultural, Jaraguá Convention & Visitors Bureau, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e SCAR. O projeto tem patrocínio da iniciativa privada, através de empresas como HSBC, Duas Rodas, Malwee Malhas, WEG, Hotel Saint Sebastian e do Consulado Geral dos Estados Unidos.
Fonte: Secretaria de Estado de Des Reg Jaraguá do Sul - Governo do Estado de SC
15/01/2007

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal