Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Ministro anuncia reconhecimento do frevo como patrimônio imaterial do Brasil

O frevo, gênero musical característico da cultura popular de Pernambuco, e que completa 100 anos hoje (9), agora é patrimônio imaterial do Brasil. Um espetáculo musical comemora a conquista nesta noite, na Praça do Marco Zero da capital.
A resolução foi anunciada pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, após reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizada na sacristia da Igreja de São Pedro dos Clérigos.
Os 14 conselheiros presentes ao encontro aprovaram por unanimidade a solicitação da prefeitura de Recife, para que o frevo fosse incluído no Livro das Formas e Expressão como Patrimônio Imaterial, levando em conta origem, música e dança.
O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, explicou o que muda com a decisão: ”Fica mais fácil para as agremiações de frevo apresentarem projetos ao Ministério da Cultura e pleitearem incentivos junto à iniciativa privada”.
Já o ministro destacou que o status de patrimônio imaterial conferido ao ritmo tipicamente pernambucano expressa a sintonia do Iphan com um gênero musical que "canta e conta" a alma do povo pernambucano. “A atribuição desse título fortalece a propagação do frevo pelo Brasil e pelo mundo", disse Gil.
Para a gerente de Preservação do Patrimônio Cultural e Imaterialde Recife, Carmem Lélis, a medida beneficiará o frevo com um programa de salvaguarda que inclui ações como a inauguração de um Centro de Pesquisa direcionado à difusão, à promoção e à capacitação para o frevo.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, enfatizou que com a decisão o frevo será incentivado, principalmente entre os estudantes da rede pública estadual.
Os conselheiros do Iphan também aprovaram hoje o tombamento da Casa de Vidro, em São Paulo. Existem nove bens culturais no país registrados como patrimônio imaterial e na área musical, um deles é o samba de roda do Recôncavo Baiano. (Marcia Wonghon)
Fonte: Agência Brasil
09/02/2007



Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal