Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Ministério da Cultura apóia a realização do Move Berlim

A 3ª edição do Move Berlim – Festival de Dança Contemporânea Brasileira começa hoje, dia 12, e se estenderá até o dia 22 de abril. O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Sérgio Mamberti, patrono do festival, está na Alemanha para participar do evento. Ele proferiu uma palestra durante a cerimônia de abertura, ocorrida em torno das 14h30, horário de Brasília (19h30, em Berlim). O festival será realizado nos três teatros do centro de artes performáticas contemporâneas da capital alemã, Hebbel am Ufer (HAU).
A realização do Move Berlim deste ano conta com o apoio do Ministério da Cultura, que custeou as passagens aéreas de 49 brasileiros, dentre artistas de companhias de dança e palestrantes convidados pelo festival. Pela primeira vez, o Kulturstiftung des Bendes (Fundo Nacional para as Artes) também prestou ajuda. O evento torna-se conhecido a cada ano e é de grande importância para o aprofundamento das relações culturais entre o Brasil e a Alemanha. O diretor artístico e fundador do festival é Wagner Carvalho, que trabalha em Berlim há mais de dez anos. As primeiras edições foram realizadas nos anos de 2003 e 2005.
Segundo Sérgio Mamberti, “é grande a satisfação em permanecer por mais uma vez como patrono deste importante evento, nesta edição que homenageia a bailarina Gica Alioto - que recentemente nos deixou -, por sua brilhante trajetória, nacional e internacional”. Além da palestra na solenidade de abertura, o secretário do MinC participará na segunda-feira, dia 16, do painel intitulado Matrizes culturais da dança no Brasil: identificação ou transgressão?
Estarão presentes no Move Berlim – Festival de Dança Contemporânea Brasileira os grupos Luiz de Abreu/Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, da Bahia (14 pessoas); Quasar Cia. de Dança, de Goiás (10 pessoas); Cia. Dita/Fauller, do Ceará (6 pessoas); Maria Alice Poppe, do Rio de Janeiro (3 pessoas); Ricardo Marinelli e Michelle Moura, do Paraná (4 pessoas); Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira – 3 pessoas (PE); Membros Cia. de Dança, do Rio de Janeiro (1 pessoa); e um grupo de oito palestrantes. Além das apresentações, haverá palestras e discussões, workshops e outras atividades. (Gláucia Ribeiro Lira)
Mais informações: www.moveberlim.de
Fonte: Ministério da Cultura.
12 /04/2007

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal