Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Panorama Paulista do Circo apresenta 29 espetáculos no Memorial

A segunda edição do Panorama Paulista de Circo começou na última sexta-feira, 1º, e vai até o dia 10, domingo, em horários variados, no Memorial da América Latina. O Panorama é uma vasta demonstração das linguagens circenses tradicional, contemporânea e experimental. No total, serão 29 espetáculos, com a participação de 120 artistas, filiados à Cooperativa Paulista de Circo, organizadora do evento, em parceria com o Memorial da América Latina. A expectativa é atrair um público de 15 mil pessoas.
Em um único picadeiro, com lona de 26m X 34 m e 500 cadeiras, será dado um panorama da produção do circo paulista, durante os dez dias do evento. "O público poderá assistir às representações de escolas circenses diferentes. Todos os shows serão distintos. Em nenhum deles haverá repetições de números", afirma a presidente da Cooperativa Paulista de Circo, Bel Toledo.
Uma das novidades da programação este ano é o espetáculo Cabaré LatinoAmericano, concebido por 20 artistas latino-americanos residentes em São Paulo. A apresentação de 90 minutos será no dia 9 de junho, sábado, às 20h30. São duplas de palhaços mexicanos e peruanos, malabaristas argentinos e acrobatas chilenos. Entre os números mais tradicionais encenados, destaque para o Táxi Maluco - um carro se desmanchará de repente, no meio do picadeiro. O palhaço chileno Chispita resgata o esquete que teve seu apogeu nos anos 60.
A seleção de todos os números apresentados no evento foi feita por Mario Fernando Bolognesi, professor, pesquisador do circo brasileiro e ex-trapezista, e Hugo Possolo, ator e palhaço dos Parlapatões.
Inscrições:
Com a proposta de resgatar a tradição do circo e promover a inclusão social de artistas, gerando trabalho e renda, a 2ª edição do Panorama Paulista do Circo está com inscrições abertas para o credenciamento de turmas de escolas (públicas e privadas), creches, ongs, entidades de assistência social e terceira idade para assistir às apresentações. Para tanto, é preciso enviar email para circoop@circoop.com.br.
O evento é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura e tem apoio da Funarte - Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura.
A primeira versão do Panorama Paulista do Circo promovida em maio do ano passado reuniu 28 trupes de variadas linguagens e um público de 10 mil pessoas. A próxima edição em 2008 terá também caráter abrangente. "A idéia é trazer artistas residentes em outros países da América Latina, para intensificar o intercâmbio cultural entre os artistas", fala Bel.
Sobre a Cooperativa Paulista de Circo - Criada em janeiro de 2006, a entidade é uma iniciativa da classe circense para qualificar o artista, aprimorar o repertório e intensificar a formação de público. Sua principal meta é gerar oportunidade de trabalho para o artista, por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Com 56 grupos e 285 artistas filiados, ela realizou o Panorama Paulista de Circo (maio de 2006), a Palhaçaria Paulistana (setembro de 2006) e o Circo Circuito (outubro de 2006), na cidade de São Paulo.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo.
03/06/2007

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal