Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Começa amanhã o Forró Caju 2007

O colorido das bandeirinhas do arraial do Forró Caju 2007 já tremulam no ritmo que vai prevalecer nos próximos 15 dias, no Mercado Central da cidade. Tudo já está pronto para amanhã, sexta-feira, a partir das 18 horas, ter início a maior festa junina do Brasil. A expectativa do público só aumenta para os primeiros acordes da sanfona, do triângulo e da zabumba, bem como para os primeiros passos do melhor arrasta-pé do país.
A festa, organizada pela Prefeitura de Aracaju, traz mais de 120 atrações, das diversas variações do ritmo mais característico do Nordeste. Entre as atrações, há espaço tanto para o consagrado pé-de-serra, quanto para o chamado forró eletrônico, democratizando a festa mais aguardada pelos aracajuanos. Nomes local e nacionalmente conhecidos farão cerca de 300 horas de música até o dia 29 de junho.
Mais uma vez a programação terá um espaço de destaque para os artistas sergipanos, que representam cerca de 80% das apresentações nos dois palcos da festa: Gérson Filho (alternativo) e Luiz Gonzaga (principal). Mas também haverá shows de nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, Dominguinhos, entre outros. Por toda a sua grandiosidade, o Forró Caju se tornou um dos mais importantes festejos juninos do Nordeste e do Brasil.
O público estimado pelos organizadores é aproximadamente 1 milhão de pessoas durante o período de realização da festa. Para manter a qualidade sonora, 140 mil watts de potência serão utilizados nos equipamentos de áudio. A praça de eventos Hilton Lopes, uma área com aproximadamente 30 mil metros quadrados, onde todos os anos é montado um imenso e colorido arraial, chega a receber cerca de 200 mil pessoas nas principais noites.
Esquema de Segurança

Para cuidar de tanta gente, uma mega estrutura em organização e segurança garantem a tranqüilidade da festa durante todas as noites. Serão 298 homens entre Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuando de maneira integrada para assegurar tranquilidade a aracajuanos e turistas. O efetivo estará distribuído na área interna da praça de eventos Hilton Lopes e na região do entorno da festa.
Além disso, Juizado da Infância e Juventude, Defesa Civil e Conselhos Tutelares, estarão dando o suporte necessário para uma festa cujas dimensões já alcançam repercussão nacional. Câmeras de vigilância serão distribuídas em toda área, sendo que algumas delas são de alta definição, capturando imagens em um raio de até 2 Km, dessa forma servindo de recobertura para as fixas. A festa é um evento fechado, com quatro entradas, detectores de metais, cabinas de desarmamento, dez postos elevados. No entorno da festa, motos e viaturas farão a ronda e o policiamento.
Na área da festa, também é montado todos os anos um mini-hospital, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192 Aracaju), com capacidade de prestar todo o atendimento médico com equipes formadas por 35 profissionais a cada noite. Ações de conscientização e prevenção também são realizadas, tendo um posto da coordenação de DST/Aids fazendo um trabalho de orientação e distribuindo preservativos aos participantes.
Todo esse investimento retorna para a cidade através da geração de emprego e renda, que aumentam significativamente para pequenos, médios e grandes empresários. Músicos, equipes de montagem das bandas e da estrutura do evento, artistas, comerciantes, funcionários de hotéis e restaurantes. Todos saem ganhando com a realização do Forró Caju, que gera emprego e renda diretos e indiretos durante o mês de junho na capital.
Transmissão on-line
Para levar até você tudo que acontece na área do Forró Caju, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) monta todos os anos uma estrutura de cobertura jornalística com dezenas profissionais. Para esse ano uma novidade foi criada, o hotsite Forró Caju 2007, que vai permitir aos internautas conferir, além da programação completa, notícias, galeria de fotos, entre outros detalhes da festa, com o objetivo maior de levar a informação em tempo real sobre tudo que envolve o evento.
De acordo com o secretário de Comunicação Social, Carlos Cauê, a democratização da notícia é algo comum na Agência Aracaju de Notícias (AAN). “Nós trabalhamos com o intuito maior de disponibilizar a informação em tempo real, até porque a agência é pauta para muitos órgãos de imprensa”, comenta.
No camarote da Secom, foram instalados quatro computadores, todos em conexão com a internet, para passar as melhores imagens, informações, entrevistas, bastidores, enfim, tudo que acontece na área do e evento.
Programação
Na praça de eventos Hilton Lopes, a programação começa cedo. A partir das 18 horas já tem arrasta-pé no arraial montado na passarela das flores, entre os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz. O Trio Vassoural inaugura o espaço amanhã. O palco alternativo Gérson Filho já se tornou uma atração a mais, com shows que acontecem paralelamente aos shows do palco principal, que é o Luiz Gonzaga. Na primeira noite, acontece a estréia oficial da Orquestra Sanfônica de Aracaju.
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju
14/06/2007




Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal