Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Festival Espetacular de Teatro de Bonecos dá um giro pelo mundo com muita música

Quem não gostaria de viajar agora pelo mundo e conhecer diferentes culturas? É exatamente isso que o 16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos proporciona ao público nesta terça-feira (10), a partir das 11 horas. De forma lúdica e divertida, sete espetáculos abordam questões culturais, e ambientais, com muita música e diversão. O Festival é promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.
“Valentina e a Incrível História do Doutor Augusto Ruschi” será encenada pela Cia. Sonora (PR) no Teatro José Maria Santos, às 15 e 17 horas. Valentina é uma professora que, na sua última aula, faz um passeio cultural da Amazônia à Ucrânia. Usando as técnicas de manipulação direta, luva e máscaras, durante 50 minutos a professora conta suas histórias, enfocando o naturalista patrono da ecologia do Brasil, Augusto Ruschi.
O público vai se divertir durante uma hora com “Os Encantadores de Histórias”, do grupo A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (RS), no Guairinha, às 15 e 17 horas. A partir do uso de luvas, balcão e objetos, dois contadores e cantadores de histórias recriam ambientes e personagens dos contos de Hans Christian Andersen, em uma alusão ao contador popular, ao cordelista e ao trovador. As músicas são especialmente compostas e executadas ao vivo pelos atores, acompanhados com instrumentos da cultura brasileira.
A arte circense estará novamente no Festival com a peça “Show do Menestrel”, apresentada em 40 minutos pela Cia. Karagoz K (PR), na Biblioteca Pública do Paraná, às 11 e 15 horas. Destinada a crianças e adultos, a obra mistura música, circo e teatro de bonecos para abordar questões ambientais. O espetáculo alerta sobre a responsabilidade de cada pessoa na solução dos problemas que prejudicam o meio ambiente.
Fechando esta terça-feira, o grupo Miyashiro Teatro de Bonecos (PR) apresenta durante 45 minutos, no Teatro de Lona, em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná, o espetáculo “Luvazine”, um blog cênico do ator transformado em boneco. O ator, com a ajuda atrapalhada do seu Macaco, passa por situações cômicas que proporcionam a crianças e adultos deliciosos momentos.
Reapresentações – O público terá nova oportunidade para assistir à peça “O Patinho Feio”, do grupo Cláudio Miiller Produções (PR), baseada em um dos mais importantes clássicos infantis. Os bonecos são movimentados por hastes metálicas e fios de apoio. Há também marionete de fios. A apresentação será no miniauditório do Teatro Guaíra, às 17 horas.
No mesmo local, às 20 horas, “A Vida é um Sonho” será novamente encenada pela Cia. Instável (PR), que fez uma adaptação da obra de Calderón de la Barca e trabalha temas como a certeza da morte, o desengano e a relação de Deus com o homem, a partir do uso da técnica de luva e transversa e personagens feitos de papel. No Teatro José Maria Santos, às 20 horas, o público poderá rever a Companhia Sobrevento (SP) apresentar “Cabaré dos Quase Vivos”. O espetáculo traz um Cabaré, divertido, elegante e irônico, se confrontando com uma história dramática, singela e pungente, vivida por marionetes. São usados marionetes de fio, títeres de varão e autômatos.
Programação paralela – A exposição “Bonecos – Criador & Criaturas” trata do princípio essencial da vida de um marionete, que passa por três pontos: marionetista, marionete e espectador. Além de assistir aos espetáculos, o público pode experimentar a arte de manipulação e suas diferentes técnicas. A exposição acontece no Teatro Guaíra, a partir das 8 horas, e se estende até o dia 15 de julho, no horário de 13h30 às 20 horas.
Até o dia 13 de julho, a partir das 14 horas, também na Biblioteca Pública, haverá a oficina “Fantolixo”. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 41 3221-4917.
Os ingressos para os espetáculos estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra. Pessoas com carteira de estudante ou com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
Mais informações podem ser obtidas no site www.tguaira.pr.gov.br.
Fonte: Governo do Estado do Paraná
09/07/2007

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal