Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Parque Aquático abre suas portas com exibição de vários estilos

O Parque Aquático Municipal Maria Lenk foi inaugurado hoje, dia 8, pela manhã, na Cidade dos Esportes, em Jacarepaguá. Com capacidade para 8 mil pessoas, o local será sede das competições de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais nos XV Jogos Pan-Americanos Rio-2007.
Durante a cerimônia de inauguração, o público pôde conferir uma prévia do que será apresentado no Pan, com demonstrações de variados estilos – 50 metros nado livre (masculino, feminino e misto), saltos ornamentais e nado sincronizado -, por atletas como Thiago Pereira, Juliana Veloso e Cassius Duran.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Cesar Maia e secretários municipais, além do presidente da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana), Mário Vasquez Raña (acompanhado pelo presidente da Comissão de Coordenação da entidade, Julio Maglone); do Ministro dos Esportes, Orlando Silva; do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; do secretário-geral do CO-Rio (Comitê Organizador dos Jogos), Carlos Roberto Osório; e de ex- atletas.
Após o descerramento da placa de inauguração, o Prefeito do Rio enalteceu a importância do equipamento para a Cidade. — É certamente o parque aquático mais qualificado de toda a América Latina, melhor do que parques de primeira qualidade em outras olimpíadas. Equivale a parques do mundo todo, mas precisa de um toque final para se tornar olímpico —, afirmou, referindo-se à instalação da cobertura, que será realizada após decisão conjunta com a CBDA. "Daremos início às conversas com a CBDA, que vai decidir de que forma o equipamento será utilizado. A partir daí, definiremos a data em que a instalação da cobertura será executada", complementou Cesar Maia.
Durante coletiva à imprensa, o Prefeito mostrou extrema satisfação com matéria publicada num jornal de São Paulo, em que os eleitores paulistas daquele diário elegeram na Internet o Rio de Janeiro como “Maravilha Número Um”.
— Junto com os Jogos Pan-Americanos e a eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, o Rio vive um momento mágico, que o coloca como cidade-central do Brasil —, afirmou, completando que, com isso, a responsabilidade da população e dos governos aumentará, pois será preciso manter a Cidade nesse patamar.
Sobre a inclusão do Cristo Redentor na lista das Sete Novas Maravilhas, Cesar Maia disse que a notícia é um reconhecimento à magnitude do monumento.
— Além de confirmar que o Rio de Janeiro é uma cidade onde a natureza é um ativo, essa eleição reverencia um monumento que nos olha, protege, e reza por nós. Através do Cristo, o Rio de Janeiro reafirma sua identidade global.
Durante a solenidade, o presidente da ODEPA recebeu as chaves da Cidade do Rio de Janeiro das mãos do Prefeito Cesar Maia. Emocionado com a homenagem, Mário Vasquez Raña declarou que foi dado o “primeiro passo” para os Jogos Pan-Americanos.
— Quero deixar todos os aplausos aos que trabalharam aqui. Tenho certeza de que se começamos bem, terminaremos melhor ainda —, afirmou. Ao concluir, Raña elogiou a iniciativa da Prefeitura do Rio, que instalou uma placa com os nomes de todos os operários envolvidos na construção do equipamento.
A inauguração do Parque Aquático Maria Lenk foi marcada por momentos de grande emoção, como o da execução do Hino Nacional Brasileiro pela cantora Lulu Joper, acompanhada por teclado.
Durante o evento, o Prefeito do Rio participou da cerimônia de lançamento dos selos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em homenagem à ex-nadadora Maria Lenk. Ao final da solenidade, cumprimentou os atletas e, ao lado do ministro dos esportes, entregou medalhas comemorativas à inauguração do equipamento.
Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
09/07/2007

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal