Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Secretaria faz expedição fotográfica e mapeia mundos de Ariano Suassuna

Como parte das comemorações do 'Ano Ariano Suassuna', a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) organizou recentemente um dia de visita à cidade de Taperoá. O grupo, formado por coordenadores da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), foi à cidade com o objetivo de mapear todos os espaços que servirão de palco para a 'Expedição Fotográfica: Mundos de Ariano', que irá levar professores da rede municipal de ensino à viverem por um dia no universo do ambiente geográfico do escritor paraibano.
Durante a visita, os participantes puderam realizar uma prévia de como será a expedição, passando por cada lugar que ambientou muitos dos romances e peças escritas por Ariano. "Essa visita veio como um passo muito importante na organização da expedição, pois por meio dela pudemos nos programar para que cada momento vivido com os professores seja aproveitado por completo, e que de cada lugar seja extraído o máximo", comentou Rosires Aires, coordenadora de Arte da Sedec.
Visitas – A expedição fotográfica com os professores da rede municipal se dividirá em três turmas, em dias diferentes. No dia 8 de agosto irão à cidade de Taperoá os professores de Português; já no dia 10 daquele mês, viajam os docentes de Artes e Educação Física e, no dia 13, será a vez dos professores de História. Durante a expedição, os educadores serão levados a colher materiais e imagens que servirão de base ao trabalho sobre o universo de Ariano Suassuna dentro das escolas. "Essa expedição vem como suporte para que os professores levem para a sala de aula essa realidade que por muitas vezes foi retratada nos escritos de Ariano, e tudo isso além de semear o conhecimento sobre esse universo nas escolas, servirá de suporte aos alunos que participarão do 'Concurso de selo' e de 'Cartas a Ariano', que também fazem parte da programação do ano dedicado ao escritor em João Pessoa.", falou Rosires Aires.
Itinerário – O roteiro da expedição passará por diferentes cenários das obras de Ariano. Dentro da cidade de Taperoá, os professores irão conhecer a cidade - cenário da série especial adaptada do romance 'A Pedra do Reino'; em seguida, eles seguem até a Fazenda Carnaúbas, onde até hoje o escritor mantém sua criação de cabras. O Centro Cultural Ariano Suassuna também será visitado. "Durante esse percurso, os participantes estarão conhecendo também os entornos da cidade e todo o contexto e a realidade árida nordestina que tanto foram retratados por Suassuna", concluiu Rosires.
Está programada a participação de cerca de 300 professores na expedição. Essa atividade, além de fazer parte da comemoração do Ano de Ariano, vem trabalhar transversalmente com a Formação Continuada dos professores, que acontece desde o primeiro semestre na rede municipal de ensino.
Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa
24/07/2007


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal