Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Ministro da Educação recebe Medalha do Mérito Industrial na Firjan e convida empresários para serem parceiros na Educação

Os empresários e personalidades que receberam do Sistema Firjan, nesta terça-feira, dia 4 de setembro, a medalha do Mérito Industrial sintetizam o planejamento proposto no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro - iniciativa da entidade de classe, com a participação de mais de mil lideranças empresariais e especialistas -, para a melhoria das condições atuais e futuras do desenvolvimento fluminense.
Essa foi uma edição especial comemorativa dos 180 anos do Sistema Firjan, que reúne a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), Sesi-RJ, Senai-RJ e o Instituto Euvaldo Lodi, completa180 anos de atuação ininterrupta desde sua fundação em 1.827. É a entidade representativa de classe mais antiga do Brasil, originária da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), denominação inicial do CIRJ, que atualmente integra o Sistema Firjan.
Os homenageados com a medalha do Mérito Industrial foram o ministro Fernando Haddad; o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo; o presidente da EBX, Eike Batista, e os empresários fluminenses Henrique Nora, presidente da Olaria Vargem Alegre e presidente da Representação Regional do Sistema Firjan no Sul Fluminense; Luiz Césio Caetano, diretor corporativo da Refinaria Nacional de Sal e da Companhia Agropecuária São Pedro do Una e presidente da Representação Regional do Sistema Firjan no Leste Fluminense; e Neuciléia Layola Porto, sócia da Lucitex Confecções, do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo, e presidente da Associação das Indústrias da Moda.
O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou que temas fundamentais do Mapa - desenvolvimento regional, logística, cadeia produtiva de petróleo e gás e educação - estavam representados, respectivamente, pelos homenageados. Exemplos de desenvolvimento regional, acrescentou, são o pólo metal-mecânico do Sul Fluminense, o pólo de moda íntima de Nova Friburgo e a indústria do petróleo e gás, com os conseqüentes benefícios para a economia do estado e do país que significa o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
A valorização da cadeia produtiva do petróleo e gás foi destacada com a homenagem a Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, representado na solenidade por José Lima de Andrade Neto, presidente da Petroquisa. “O Mapa do Desenvolvimento mostra que daqui a alguns anos o Rio de Janeiro será um estado de logística. Nessa direção está a EBX, de Eike Batista, trazendo uma novidade importante com o empreendimento do Porto do Açu, que vai transformar o Rio de Janeiro”, disse Gouvêa Vieira.
A Educação, por sua vez, prosseguiu o presidente do Sistema Firjan, é fundamental à execução de qualquer planejamento que visa a um desenvolvimento econômico equilibrado, com o resgate da cidadania. “Sem educação, não é possível desenvolver a capacidade das pessoas para realizarem o que elas têm de melhor, que é a inteligência”, destacou Gouvêa Vieira. A escolha de Haddad para ser homenageado retrata “a força, a juventude e a vontade do ministro da Educação de fazer mudanças em benefício do país”, reforçou ele.
Ao receber a homenagem, Fernando Haddad disse que o desafio e a tarefa mais importante para a consolidação dos avanços conquistados são combinar a democratização e estabilização econômica com a educação. “Precisamos enfrentar esse desafio como Nação, com um projeto nacional. A educação é que vai fazer esse país mudar de patamar. Esse salto exigirá que os empresários abracem essa causa”, acrescentou o ministro da Educação, ao convidar a iniciativa privada para formação de parcerias.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, também reconheceu a importância da educação frente ao que chamou de “onda de investimentos”. “Casar a oferta e a procura de oportunidades passa pela qualificação profissional”, disse Bueno, que reconheceu o esforço empreendido pelo Sistema Firjan nessa área.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Sistema Firjan
04/09/2007

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal