Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Brasília recebe da OEA título de Capital da Cultura

Ao comemorar os 20 anos do tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília recebeu outro título. A cidade se tornou também a Capital Americana de Cultura 2008, honraria conferida pela Organização Capital Americana de la Cultura e reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em solenidade organizada pela Secretaria de Cultura para comemorar a data, nesta sexta-feira (07), no Museu da República, o governador José Roberto Arruda garantiu ao representante da Unesco, o belga Vincent Defourny, que o GDF não poupará esforços para que a cidade projetada por Lúcio Costa continue merecendo a distinção.
“É hora de voltarmos à cidade para a legalidade e cumprir as leis rigidamente, para que Brasília continue preservada em seu projeto original e em sua qualidade de vida”, afirmou Arruda. “Brasília representa a preservação do patrimônio do povo brasileiro”, completou o vice-governador e secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Paulo Octávio.
Arruda assinou decretos relacionados ao tombamento de espaços culturais e ações voltadas para a preservação da cidade, além de homenagear uma grande dama do teatro brasileiro, Dulcina de Moraes. Obra de Oscar Niemeyer, o Cine Brasília, inaugurado um dia depois da capital federal, e o Teatro Dulcina de Moraes, juntamente com seus acervos fotográfico, cênico e de textos, foram reconhecidos como patrimônio cultural do DF. O ano de 2008 foi consagrado à atriz, já que ela completaria 100 anos de idade no próximo ano. O governador também criou o Parque das Esculturas, que deverá ser implantado numa área situada na bacia do São Bartolomeu.
Em outro decreto, Arruda regulamenta o tombamento de bens imateriais, que já contemplou o Festival de Cinema de Brasília, o Ideário Educacional de Anísio Teixeira e o Boi do Teodoro, tradicional manifestação artística realizada em Sobradinho. O Clube do Choro é o próximo da lista de tombamento. Também foi criado o Prêmio José Aparecido de Oliveira, em homenagem ao ex-governador e um dos responsáveis diretos pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido a Brasília, destinado a ações educativas voltadas para a preservação da cidade.
Em breve histórico, abrangendo desde a criação da missão Crulz (constituída para demarcar a área da futura capital federal) pelo presidente Floriano Peixoto, em 1892, até o tombamento de Brasília, passando pela determinação de Juscelino Kubitscheck e pelas obras de Niemeyer, o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, lembrou as ações que culminaram com a construção de Brasília e o tombamento promovido pela Unesco. Uma exposição fotográfica, um vídeo sobre a cidade e uma apresentação do Clube do Choro completaram a comemoração dos 20 anos do tombamento.
Capital Cultural
O reconhecimento de Brasília como Capital Cultural Americana de 2008 provoca efeitos positivos imediatos para a cidade. A maior divulgação internacional da capital federal contribuirá com o aumento do fluxo turístico e da auto-estima do brasiliense, além da valorização do legado cultural de Brasília. Por conta da distinção, um filme publicitário de 30 segundos será veiculado nos canais de televisão Discovery Channel e Antena 3 ( rede espanhola de alcance internacional), durante a programação em todos os países da América Latina, Portugal e Espanha.
Desde a criação do título, as cidades de Mérida e Guadalajara, no México; Iquique e Santiago, no Chile; Córdoba, na Argentina; Cuzco, no Peru; Cidade do Panamá e Curitiba, já foram agraciadas.
Também participaram do evento o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, o secretário de Educação, José Luis Valente, os deputados federais Augusto de Carvalho e Alceni Guerra, nomeado recentemente secretário extraordinário de Educação Integral do DF, a deputada distrital, Eurides Brito, além de pioneiros de Brasília, como Ernesto Silva, membro da primeira diretoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). (Isaac Marra)
Fonte: Governo do Distrito Federal
07/12/2007



Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal