Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Gramado e Óbidos unidas pelo Turismo

O projeto de desenvolvimento na área turística é mais um motivo de união entre as cidades irmãs de Gramado e Óbidos. Após a assinatura da geminação, que foi ratificada em Portugal, dia 21 de janeiro, entre o Prefeito Pedro Henrique Bertolucci e o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, o processo de intercâmbio é uma realidade. “Projetos em diversas áreas, com a identidade turística em comum, serão constantes, participativos e de forma oficial, a partir de agora”, afirma Pedro Bertolucci.
Telmo Faria, responsável executivo pelo município de Óbidos recebeu na BTL/2008, que aconteceu em janeiro em Lisboa, o título de “Personalidade Turística do Ano” em 2007, oferecido pela Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo e entregue por Pedro Bertolucci. “Eles têm trabalhado muito forte no desenvolvimento do turismo, Óbidos, por exemplo, realiza com êxito a Vila de Natal, idealizada no exemplo do Natal Luz de Gramado e faz sua festa anual do Chocolate, informa Pedro.
Neste ano, provavelmente em outubro, Óbidos deverá realizar o seu primeiro Festival de Cinema, e deverá levar para Gramado, em setembro, representantes da sua produção de vinhos para a segunda edição do Festival da Gastronomia. “Temos com a nossa cidade irmã uma profunda identificação na área do turismo, não possuimos as mesmas características, Óbidos é uma cidade medieval e nós não, mas é sim uma cidade que tem um charme muito grande, que tem dos portugueses um carinho muito grande e portanto um trânsito muito fácil com os meios de comunicação”, salienta o Prefeito Pedro Bertolucci.
A sub-secretária de Educação Vera Pante, que já vinha mantendo contato com o chefe de gabinete da Câmara, José Parreira, fez importantes reuniões com autoridades de Óbidos que facilitarão o intercâmbio nas áreas de meio ambiente, esporte e educação entre as duas cidades irmãs.
Padrinhos da Irmandade
O exemplo do acerto da identificação entre Gramado e Óbidos está na presença marcante dos padrinhos desta união fraterna. Luiz Felipe Scolari, o técnico que dirige a Seleção Portuguesa depois de ter conquistado o Mundial pelo Brasil, e o cineasta português Leonel Vieira, vencedor do Festival de Cinema de Gramado em 1999, com o filme “A sombra dos abutres”. “O Luis Felipe Escolari, que desfruta de muita popularidade em Portugal, é o nosso padrinho nesta irmandade e esteve presente, participando de todos os atos realizados em Óbidos. Nós acreditamos que esta irmandade que firmamos possa facilitar a nossa entrada na Europa, também via Óbidos, além de outras iniciativas como a participação em feiras como a BTL”, destaca Pedro Bertolucci.
Cerimônia em Portugal
A comitiva gramadense em Portugal estava formada pelo Prefeito Pedro Bertolucci, Secretário de Turismo, Alemir Coletto, sub-secretária de Educação Vera Pante, Camilo Roldo, Presidente da Câmara de Veradores de Gramado, a Gerente de Visitors do Região das Hortênsias Convention Bureau, Angela Tegner, Luis Antonio Barbacovi, Presidente da ACTG – Associação de Cultura e Turismo de Gramado e Leandro Oliveira, da Brocker Turismo.
A cerimônia de Geminação foi prestigiada por diversas autoridades e convidados especiais como Feliciano Duarte, presidente da Assembléia Municipal de Óbidos, representantes das Juntas e Freguesias de Óbidos, o presidente da região do Turismo Oeste de Portugal, Antonio Carneiro, o presidente da Associação de Jornalistas de Turismo, Salvador Dias, o diretor e editor do Brasilturis Jornal, Horácio Neves, a diretora de vendas da TAP Portugal, Paula Canada, personalidades locais e da região.
Fonte: Prefeitura Municipal de Gramado
25/01/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal