Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Natal em contagem regressiva para início da folia

Tudo pronto para o início do carnaval de Natal. A abertura oficial acontece nesta quinta-feira, 31, com a realização do tradicional Baile de Máscaras que acontece em Petrópolis, no Largo do Atheneu. Na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo passará a chave da cidade ao Rei Momo e a Rainha do carnaval, Francisco Chagas e Gilmara Silva, respectivamente. O Baile de Máscaras tem início às 22h e será animado pela cantora Lane Cardoso e Perfume de Gardênia.
Este ano, a abertura do carnaval de Natal contará com outras atrações: a Banda das Mulheres, Pau e Lata, Folia de Rua e o Bloco Burro Elétrico. A proposta da Prefeitura, por meio da Capitania das Artes, é realizar um carnaval multicultural em três pólos: Ponta Negra, Centro Histórico e Redinha. Com bandas, blocos e muita diversão. O grande homenageado deste ano é o cacique Raimundo Brasil, filho do fundador da tribo carnavalesca Potiguares, a mais antiga em Natal, e incentivador da luta para manter a tradição das tribos no carnaval.
Segundo o Presidente da Capitania das Artes, Dácio Galvão, o Carnaval 2008 vai estabelecer um diálogo multicultural entre os músicos do carnaval potiguar e as representações dos maiores carnavais brasileiros, como Alcione cantando o partido alto do Rio de Janeiro, Moraes Moreira trazendo a alegria baiana e o Vassourinhas mostrando a força do frevo de Pernambuco.
Quem gosta de frevo e dos tradicionais blocos carnavalescos terá no Pólo Ponta Negra seu espaço reservado no corredor de Dosinho. No sábado, 02/02, a concentração do bloco Mole Não Entra começa às 16h no Praia Shopping com Roberto do Acordeon, Almir Padilha, Galvão Filho e Kiko Chagas. Na seqüência, Khrystal anima o bloco Poetas, carecas, bruxas e lobisomens na praça da Praia de Ponta Negra a partir das 16h30.
Às 19h, já no corredor de Dosinho é a vez de Diogo das Virgens comandar a festa antes dos foliões retornarem para o Ponto Sete para o encerramento da noite com Sueldo Soares às 20h e Moraes Moreira às 22h.
No domingo dia 03/02, a comemoração começa cedo com a Troça do K1 e o grupo Pau e lata às 16h30 na praça da praia. A partir das 19h a folia se divide entre a praça da vila com o Carnavilla e o corredor de dosinho com a banda Afrodite. A noite termina com Babau e Galvão Filho sacodindo a galera no Ponto Sete às 20h30.
A segunda-feira de Carnaval, 04/02, também percorrerá os quatro pontos de folia perto da praia. Dando início à festa, a Banda negra e o Choro e cia - Frevo de pau corda esquentam a praça da praia a partir das 16h30. Logo mais, às 19h, o Carnavilla repete a dose na praça da vila e o corredor de dosinho vai dançar ao som da banda Cia de frevo. No ponto Sete, Rodolfo Amaral encerra o terceiro dia de folia.
Na terça-feira, 05/02, o tradicional bloco xaranga do riso se junta ao cara de palhaço a partir das 16h30 na praça da praia, que ainda terá um concurso de fantasias. Mais tarde, às 19h, enquanto os foliões dançam ao som da Banda de cá no corredor de dosinho, na praça da vila o Carnavilla não deixará ninguém parado. E o encerramento com chave de ouro do pólo Ponta Negra acontece com a cantora potiguar Lucinha Lira, às 20h30.
No Pólo Centro Histórico a alegria do carnaval arrebata o centro logo pela manhã do sábado, 02/02. Às 10h no Bar de Nazaré, o bloco Manicacas no frevo e a banda independente da Ribeira iniciam os festejos. O domingo, 03/02, é dia do clássico desfile das Kenga's na Rua Ulisses Caldas, antecipado por um show de Isaque Galvão e banda, às 16h. Já às 20h, a Cantora Alcione apresenta seu repertório em palco montado na Rua D. Pedro I.
Os dois últimos dias de carnaval no pólo Centro levam alegria através de diferentes estilos. Na segunda-feira, 04/02, a partir das 16h acontece o carnaval da diversidade. Com apresentações de Preto Bronx, Maria Fulô e os Cabras, Neguedmundo, Songa também dá côco e Orquestra Boca Seca. No dia seguinte, terça-feira 05/02, a partir das 18h será a hora da 2ª Chamada do Rock. Oito bandas passarão pelo palco montado na Ulisses Caldas. São elas: Arquivo, Distro, Barbiekill, Camarones Orquestra Guitarrística, The sinks, Brand New Hate, Ravanes e Verdade Suprema.
O Pólo Redinha, o mais irreverente, logo na sexta-feira, 01/02. A partir das 21h, no palco do antigo Buiú terá shows de banda de Frevo, Fadja e banda e Leão Neto. Enquanto isso, no palco do Cruzeiro quem comanda a festa é Donizete Lima. O segundo dia de folia, 02/02, também se divide entre dois palcos. No Cruzeiro, a partir das 21h, a banda Mandumblá terá participação da cantora Khrystal e em seguida a banda Belina Mamão fará seu show. No mesmo horário, a banda Kamba, o Axé 4 e Thereza e banda revezarão o palco do antigo Buiú.
O domingo de Carnaval, 03/02, na Redinha também será animado. Às 16h, o bloco Xaranga do riso comanda a festa do palco do Cruzeiro até que às 21h Valéria Oliveira faça sua apresentação seguida de Geraldo Carvalho. Já no antigo Buiú, a folia fica a cargo da Banda de malaecuia, Kiko Chagas e Ronaldo Ferrara.
Já no dia 04/02, o palco do Cruzeiro festejará com Cirleide Andrade e Alexandre Moreira e o palco do antigo Buiú com Banda de lá, Cabaré de Luxo e Rildo Soares e banda. Os dois palcos iniciando às 21h. E encerrando os cinco dias de folia no litoral norte, às 16h se apresentam, no palco do Cruzeiro, Khrystal e banda, em seguida no mesmo local Isaque Galvão vai apresentar seu repertório. A partir das 21h, os que ainda aguentarem a folia poderão chegar no palco do antigo Buiú e conferir o Frevo Elétrico, a banda Maria e João Batista e banda.
Fonte: Prefeitura Municipal do Natal.
31/01/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal