Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Homenagem a Cruz e Souza e lançamento de livro marcam o Dia da Poesia na Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, programou duas atividades culturais para marcar o Dia Nacional da Poesia. A primeira será a tribuna livre, nesta quinta-feira (13), a partir das 18h, no hall térreo, em homenagem aos 110 anos de falecimento de João da Cruz e Souza. Na sexta-feira (14), Dia Nacional da Poesia, a escritora Marilda Confortin vai lançar o livro “Lua Caolha’, a partir das 18h, também no hall térreo.
Os poemas de Cruz e Souza, um dos precursores do Simbolismo no Brasil, são marcados pela musicalidade, uso constante de aliterações, individualismo, sensualismo, algumas vezes pelo desespero, outras pelo apaziguamento, além da obsessão pela cor branca.
“Lua Caolha” é um livro de poetrix, poemas compostos de título e estrofe de três versos (terceto) com o máximo de 30 sílabas métricas. “A denominação nasceu no Brasil e já tem movimento internacional. É uma forma de terceto sem quebrar as regras do haicai”, explica Marilda Confortin. Ela explica que o haicai é um terceto de origem oriental, composto de 17 sílabas distribuídas em três linhas de cinco, sete e cinco sílabas métricas e tem como característica identificar a estação do ano em que foi escrito.
Fonte: Governo do Estado do Paraná
12/03/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal