Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Ano da França no Brasil Maranhão inicia preparativos para a chegada do
evento em São Luís

Na manhã desta quarta-feira, dia 2 de abril, o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Coutinho, e o secretário de Cultura do Maranhão, Joãozinho Ribeiro, reuniram-se para tratar de eventos do Ano da França no Brasil, que serão realizados na capital do estado, São Luís, única cidade brasileira fundada por franceses.
Nesse primeiro encontro, foram discutidos os projetos que vão ser implementados a partir de abril do ano que vem, quando começam as comemorações. Segundo Marcelo Coutinho, é importante a parceria dos governos brasileiro e francês para o êxito da iniciativa. “A nossa expectativa é que ocorra uma série de eventos com características das duas regiões.”
O governo do Maranhão também está criando uma comissão para tratar dos preparativos do Ano da França no Brasil no estado. Alguns projetos já estão em elaboração, como um festival internacional de música, que deve acontecer em meados de 2009. Outras idéias ainda estão sendo discutidas, dentre as quais a criação de um colóquio para contar a história do estado, a ocupação do centro histórico da cidade com artistas plásticos franceses e brasileiros e a promoção de teatro de rua com artistas franceses.
O secretário Joãozinho Ribeiro afirmou que espera “construir uma grande parceria com a França baseada na pluralidade de possibilidades concretas, não só na área da cultura, como também tecnológica e meio ambiente; temos que celebrar essa parceria que tem raízes históricas”. O governo do Maranhão já vem discutindo internamente as ações previstas para o grande evento que acontecerá ao longo de 2009. Representantes da Secretaria de Cultura do estado já se reuniram com a comissária francesa Anne Louyot e mostraram, em linhas gerais, o que vem sendo planejado para o próximo ano. As ações terão como prioridade a territorialidade e a permanência.
Ao encontro, que ocorreu na Sede do Ministério da Cultura, em Brasília, também estiveram presentes a assessora de Assuntos Internacionais, Nazaré Pedroza, e a assessora de Planejamento da Secretaria de Cultura do Maranhão, Micaela Neiva Moreira.
Fonte: Ministério da Cultura.
02/04/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal