Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Centro Cultural Teatro Guaíra apresenta quatro espetáculos gratuitos neste domingo

Os quatro auditórios do Teatro Guaíra apresentam espetáculos do projeto Teatro para o Povo neste domingo (27), com entrada franca. No Guairão será apresentado o espetáculo de dança “Romeu e Julieta”, com o Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, às 18h. Os demais espetáculos acontecerão às 11h. No Guairinha, a garotada vai se divertir com “Circo S/A”, que conta a história dos palhaços Sombrinha e Alípio. No Miniauditório, haverá o show musical “Cantos Ameríndios” interpretados pelo AVE Duo. No Teatro José Maria Santos a CiaSenhas de Teatro encena a peça “Antígona”.
“Romeu e Julieta” é a mais nova produção do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná. O balé fica em cartaz até o dia 4 de maio. No palco, 33 bailarinos encenam o romance de William Shakespeare, com música de Sergei Prokofiev. Em cena, a versão contemporânea coreografada por Luiz Fernando Bongiovanni, teve os figurinos idealizados por Paulinho Maia. A montagem que teve início em 2007 envolve mais 200 pessoas.
No Guairinha, a peça “Circo S/A” traz dois palhaços, Sombrinha e Alípio, representando diversos personagens de um circo: mágicos, malabaristas, domadores, contorcionistas. O detalhe é que eles não conseguem fazer nada direito. Um palhaço e uma palhaça numa luta sutil disputando a atenção e o amor da platéia. Ele tenta chamar a atenção com suas habilidades circenses de técnicas do malabarismo, do equilibrismo, de domador, sempre tentando ser o dono das rédeas, o dono do circo, o dono do mundo. Ela, tentando ser sua ajudante se esforça para não ser apenas uma “sombrinha”, mas sem os domínios técnicos do parceiro se arrisca ao ridículo numa doce busca pela aceitação. No elenco, Rafael Barreiros e Milene Dias.
No Miniauditório o show “Cantos Ameríndios” do AVE Duo, grupo feminino, interpreta canções populares sul-americanas de diversos estilos, abrangendo desde a música popular folclórica e tradicional até cantos sagrados indígenas e de outro povos. As integrantes, Andréa Bernardini (Brasil) e Viviana Mena (Argentina), são responsáveis pela pesquisa e seleção de repertório, arranjos e interpretação das músicas, montagem e direção do show. O objetivo do duo é favorecer a integração cultural dos povos e contribuir com a difusão de a cultura sul-americana por meio da arte.
A peça “Antígona”, que estará no Teatro José Maria Santos, é uma releitura da tragédia grega escrita por Sófocles em 450 aC. A montagem, realizada pela CiaSenhas de Teatro, rompe a linearidade de tempo e espaço, passado e presente misturam-se e os personagens da tragédia de Sófocles dialogam com os personagens contemporâneos. “Antígona” é uma reflexão sobre a guerra cotidiana, aquela que acontece todos os dias, bem perto de nós.
Fonter: Governo do Estado do Paraná
22/04/2008


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal