Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Orquestra Sanfônica de Aracaju será exibida em Rede Nacional

A Orquestra Sanfônica de Aracaju participou ontem, dia 29, da gravação do boletim e da reportagem com a equipe da TV Cidade, filial da RedeTV em Sergipe. O grupo foi o primeiro convidado a participar do projeto da TV Cidade, que tem como objetivo divulgar as festas juninas do Estado de Sergipe.
O boletim, gravado no Mercado Municipal Antônio Franco, fará parte de um uma série transmitida pela filial da Rede TV a partir do dia 2 de junho em rede local. A emissora colocará no ar sete boletins por dia. Já a reportagem sobre os sanfoneiros, gravada no mesmo local, será transmitida para todo o país através da RedeTV.
O Diretor Artístico da Sanfônica, Emanuel Jorge, e os sanfoneiros Edgard do Acordeom, Evanílson Vieira e Geunice Pereira, concederam entrevista a jornalista e apresentadora dos boletins, Sarah Medeiros. Eles foram questionados sobre a importância da orquestra como representante da cultura popular, como ela foi formada e quais as expectativas para a abertura do Forró Caju 2008.
O produtor da TV Cidade, Théo Alves, conta que a orquestra foi a primeira banda convidada a participar das gravações dos boletins e enalteceu o trabalho dos músicos. "A orquestra é uma iniciativa muito boa e agora, com o curso de sanfona, incentiva a formação de novos músicos. Eles são parte da nossa cultura e fazem uma divulgação maravilhosa em outros Estados", analisa.
Durante a filmagem, os músicos tocaram Tico-Tico no fubá, de Chiquinha Gonzaga; Casamento da Raposa, de Gerson Filho; um pot-pourri de marchinhas e outro de xote.
Mulheres na Orquestra
As únicas mulheres do grupo, Sueli Souza (Maurel) e Geunice Pereira (madrinha), ganharam destaque. Após as gravações com a Sanfônica, a equipe da TV Cidade gravou um boletim especial com as sanfoneiras. A repórter Sarah Medeiros questionou as artistas sobre a participação delas num grupo formado por 27 homens e pediu uma demonstração do que elas fazem de melhor, que é tocar o acordeon.
As integrantes entraram na orquestra em fevereiro deste ano. Geunice fazia aulas de teoria musical na Escola de Artes Valdice Teles (EOAVT), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (FUNCAJU), local onde a Sanfônica ensaia. Ela conta que ficava encantada ao ouvir o som dos músicos. "É algo maravilhoso que eu sempre quis fazer parte. Em fevereiro, surgiu uma vaga e Emanuel Jorge me convidou para que eu fizesse um teste e estou aqui. É uma honra fazer parte deste grupo", revela.
Maurel é carioca e esteve em Aracaju pela primeira vez há dois anos. "Eu fiquei encantada com a cidade e tive vontade de morar aqui", declara. Ela retornou a Aracaju para trabalhar com música. Toca acordeon profissionalmente há cerca de 20 anos. Ela foi a escola de Artes Valdice Teles perguntar se tinha vaga para professor de teclado ou acordeon, quando recebeu o convite de Emanuel Jorge para fazer parte do grupo. "A Sanfônica é fruto de uma idéia excelente", comenta.
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracajú
30/05/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal