Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Governadora Yeda Crusius recebe ministro Gilberto Gil

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi recebido no final da tarde desta sexta-feira (30) pela governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini. Gil, que veio ao Estado para participar da inauguração da Fundação Iberê Camargo, destacou a importância da cultura gaúcha no cenário nacional em todas as áreas. O ministro manifestou seu interesse em que o Ministério da Cultura contribua com o governo estadual nas ações culturais.
Gilberto Gil destacou a importância da inauguração da Fundação Iberê Camargo. "É uma obra de extrema relevância não só para o Rio Grande do Sul, mas para o País", observou. Para o ministro, a inserção da Fundação na vida cultural da população é vital, "assim como no entorno, na dimensão urbanística e ecológica da cidade, sem se falar na homenagem que está sendo feita a um dos maiores artistas do Brasil".
Conforme o ministro, Iberê Camargo deu uma contribuição imensa às artes no Brasil e por isso nada mais justo que receba uma homenagem, "como a construção da Fundação, que foi realizada por um dos mais importantes e renomados arquitetos da atualidade, que criou uma obra que faz justiça ao legado artístico de Iberê".
Outro aspecto ressaltado pelo ministro foi o fato de a obra ter a participação da iniciativa privada. "É animador se verificar que houve o empenho do setor privado em investir na cultura, se associando aos destinos da cidade e cumprindo o aspecto de responsabilidade social", acrescentou. Gil disse que vem acompanhando as obras da Fundação desde que assumiu o Ministério da Cultura "e é com imenso prazer que venho participar da sua inauguração", afirmou.
Cultura
Durante a audiência, a governadora Yeda Crusius, o ministro Gilberto Gil, a secretária da Cultura, Mônica Leal, e o secretário da Justiça e do Desenvolvimento, Fernando Schüler, conversaram sobre o panorama cultural no Rio Grande do Sul e da possibilidade de investimentos em novas ações. Uma das questões abordadas foi o projeto "Mais Cultura" e a participação do Estado.
Demonstrando curiosidade em relação à cultura gaúcha, o ministro foi informado pela governadora dos mais diferentes aspectos relacionados a história do Rio Grande do Sul não somente em relação a atualidade, mas também no que se refere a formação do povo rio-grandense. A governadora colocou à disposição do ministro a estrutura cultural para ações junto ao Ministério da Cultura.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
30/05/2008


 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal