Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Príncipe do Japão e Requião participam da Imin 100 no Paraná

O príncipe do Japão, Naruhito, e o governador Roberto Requião participam no próximo domingo (22) em Rolândia, no Norte do Paraná, da comemoração oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Imin 100, evento para o qual é esperado um público de aproximadamente 30 mil pessoas, a maioria imigrantes e integrantes da colônia nipo-brasileira.
As festividades vão ocorrer das 8 às 17 horas, no Imin Center, e estão sendo organizadas pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná em conjunto com o Governo do Estado, Prefeitura de Rolândia e outras entidades.
Entre as apresentações especialmente preparadas para o príncipe está a do Coral de Mil Vozes, com 1.249 integrantes. Haverá ainda danças e cânticos das associações filiadas à aliança cultural. Apenas para as apresentações culturais, mais de 2.280 pessoas de 72 municípios do Paraná estão sendo esperadas para a festa.
Um grupo de 400 mulheres de associações filiadas da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná fará a apresentação da tradicional dança folclórica japonesa “Bon Odori”. Haverá também apresentação de banda musical com 250 integrantes de todo o Paraná; de taiko, com 130 pessoas; e de pirâmide humana com 200 ginastas.
Monumento - A inauguração do monumento Imin 100 do Paraná é outra atividade que faz parte das festividades e está sendo adotado em várias cidades do Estado. Em Rolândia, a obra do arquiteto Marcos Kenji Fujisawa tem 12 metros de altura e foi construída em concreto bruto recoberto parcialmente de granito polido com recortes irregulares na face superior.
O concreto bruto simboliza as dificuldades vividas pelos primeiros imigrantes. O granito polido representa o grande trabalho já realizado pelos imigrantes e seus descendentes partindo de uma situação de adversidade para uma posição de respeito e DE integração à sociedade brasileira. Será lançada, ainda, a pedra fundamental do Parque Temático Yume.
Londrina - O príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês, desembarca no aeroporto de Londrina na manhã do dia 22 e, em seguida, participa da inauguração da Praça Tomie Nakagawa, a derradeira sobrevivente entre os passageiros do navio Kazato-Maru, que atracou no Porto de Santos em 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Tomie recebeu o título de cidadã honorária de Londrina pouco antes de morrer em 2006.
Depois da inauguração da praça no centro de Londrina, o príncipe comparece a um almoço para 600 pessoas no Village Praça de Eventos e segue para Rolândia, onde acontece a comemoração oficial.
Maringá - Por último, o príncipe Naruhito e comitiva seguem para Maringá, onde devem visitar as obras do Parque do Japão, na Zona Sul, e participam de um encontro com a comunidade nikkei no Hotel Bristol Metrópole e, por último, de um jantar na Acema – Associação Cultural e Esportiva de Maringá.
O príncipe Naruhito pernoita em uma suíte construída especialmente – inclusive a cama e demais móveis – para a ocasião. No dia 23, a comitiva oficial segue para Minas Gerais.
Convidados - Do Japão, confirmaram presença o governador Toshiozo Ido, de Hyogo (cidade co-irmã do Paraná), e os prefeitos Satoru Yamada, de Nishinomiya (cidade co-irmã de Londrina) e Soichi Tarumoto, de Kakogawa (cidade co-irmã de Maringá); e o presidente da Associação Brasil-Japão, Tadashi Nishimura. Cerca de 90 empresários da província de Hyogo também confirmaram presença.
Esta é a segunda visita do príncipe Naruhito ao Brasil. A primeira foi em 1982, quando ficou impressionado com o tamanho do país, sua diversidade e a alegria das pessoas. O Brasil foi o primeiro país para onde Naruhito viajou em visita oficial, assim como seus irmãos Akishino e Sayako. Ele permanecerá oito dias no Brasil, sem a companhia de sua esposa Masako, que permanece no Japão por recomendações médica.
Programação Detalhada:
Dia 22/06
Local: Imin Center- Rolândia
Ensaio do Taiko – 9:30 às 10:00
Ensaio do Coral – 10:00 às 10:30
Apresentação de Cantores – 10:30 às 11:30
Culto Ecumênico – 11:30 às 12:00
Lançamento do Livro sobre a história das famílias dos imigrantes japoneses do Paraná, da jornalista Elisiê Peixoto – 12:00
Período da Tarde
Recepção ao Príncipe Naruhito
Plantio de árvores
Oferenda de flores ao Monumento dos Antepassados
Inauguração do Monumento Imin 100 Paraná
Lançamento da pedra fundamental do Parque Yume
Apresentação de Coral
Taiko
Danças étnicas
Pirâmide Humana
Banda Musical
Fonte: Governo do Estado do Paraná
16/06/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal