Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Príncipe Naruhito comemora em São Paulo centenário da imigração japonesa

O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, cumpre, de hoje (19) até domingo (21), vários compromissos oficiais em São Paulo, incluindo uma visita à cidade de Santos, em comemoração ao centenário da imigração japonesa. Naruhito deve chegar por volta das 15h30 ao aeroporto de Congonhas.
Do aeroporto, ele segue para o Parque do Ibirapuera, onde vai depositar flores no monumento em homenagem aos pioneiros da imigração japonesa. Ainda no Ibirapuera, ele visita, em seguida, o Pavilhão Japonês, no mesmo local. À noite, o príncipe assiste a um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, no Pólo Cultural da Luz.
Amanhã (20), a programação de Naruhito começa às 10h15, com visita ao Museu da História da Imigração, no bairro da Liberdade. Depois, o príncipe terá um encontro com estudantes da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco. Às 14h40, ele irá ao parque do Carmo, na zona leste, para conhecer o Viva-Japão, programa do governo estadual que procura incentivar a aproximação com a cultura daquele país.
O ponto alto da programação será amanhã à tarde, com a participação de Naruhito nos eventos oficiais do centenário da imigração japonesa, no Sambódromo, no Parque Anhembi.
Antes disso, o príncipe visitará o Porto de Santos, em cerimônia que lembrará a entrada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Em 18 de junho de 1908, 781 japoneses desembarcaram do navio Kasato Maru, depois de uma viagem de 52 dias, programada por meio de acordo entre as duas nações. A maioria dos imigrantes foi trabalhar em lavouras de café no interior paulista.
A visita oficial do príncipe herdeiro a São Paulo termina amanhã à noite, com um jantar oferecido pelo governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes. Ontem (18), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Naruhito e o presidente Lula lançaram uma moeda e um selo comemorativos dos 100 anos da imigração japonesa.
Domingo, o príncipe viaja para o Paraná. Na segunda-feira (23), visita Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, onde, no dia seguinte, encerra a visita oficial ao Brasil. (Marli Moreira)
Fonte: Agência Brasil.
19/06/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal