Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Criadora do Comunidade Solidária, Ruth Cardoso combateu a exclusão social e a pobreza

A antropóloga Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, no dia 19 de setembro de 1930. Formou-se em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo USP , onde conheceu Fernando Henrique Cardoso, com quem se casou e teve três filhos.
Durante o mandato do marido como presidente da República fundou e presidiu o projeto Comunidade Solidária, a atual organização da sociedade civil de interesse público (oscip) Comunitas, responsável por programas sociais e de voluntariado, criada para continuar os projetos do Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza, e da qual ainda era membro atuante.
Exerceu também cargos de destaque como o de presidente do conselho assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre Mulher e Desenvolvimento, membro da junta diretiva da UN Foundation e da Comissão da Organização Internacional do Trabalho sobre as Dimensões Sociais da Globalização e da Comissão sobre a Globalização.
Ela era pós-doutorada pela Universidade de Colúmbia, em Nova York. Professora na USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) Ruth Cardoso era membro do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Ela também lecionou nas universidades do Chile, de Berkeley e Colúmbia.
Publicou vários livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho. Uma de suas obras A Aventura Antropológica: Teoria e Pesquisa, tornou-se bibliografia básica da área.
A tese de doutorado Estrutura familiar e mobilidade social: estudos dos japoneses no estado de São Paulo foi lançada como livro em 1995, em português e japonês. Em 1997 foi publicado 3º Setor, Desenvolvimento Social Sustentado, com a participação de vários autores. Outra obra de referência é Bibliografia sobre a Juvetude, que analisa livros e ensaios sobre o tema, escrito em parceria com Helena Sampaio.
Ontem Ruth Cardoso havia recebido alta de uma internação de quatro dias, no Hospital Sírio Libanês. Ela estava hospitalizada por causa de dores no peito e realizou diversos exames e um cateterismo por meio do qual os médicos diagnosticaram doença coronária igual à revelada dois anos atrás. (Flávia Albuquerque)
Fonte: Agência Brasil.
25/06/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal