Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

VI Festival Vale do Café

Cidades do centro-sul fluminense apresentam sua cultura durante 12 dias de diversificada programação.
Entre os dias 16 e 27 de julho, será promovida a sexta edição do Festival Vale do Café, principal evento turístico e cultural da região do Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Durante os 12 dias de festividade, estão previstos shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas, além de palestras, cursos, folguedos populares, comidas típicas e, como não poderia faltar, degustação de café.
O projeto, que tem como objetivo criar um pólo turístico-cultural e acelerar o desenvolvimento econômico do interior do estado, conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Diversos municípios fluminenses participam da programação do Festival, dentre os quais Vassouras, Volta Redonda, Rio das Flores, Paty do Alferes, Morro Azul, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Paraíba do Sul, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes e Barra Mansa.
Nesta edição, grandes nomes nacionais e internacionais como Victor Biglione Trio, Roberto de Regina, Carol McDavit e Mauro Senise estarão na programação musical. Os concertos serão realizados nas fazendas históricas da região, de sexta-feira a domingo, às 11h e 16h. Mais do que levar diversão para público de todas as idades, o Festival Vale do Café representa um dos principais encontros de profissionais da área da música. Além das apresentações, estão programados cursos e oficinas musicais, que vão desde canto e sinfonia até instrumentos como oboé e clarineta. Serão ministradas, ainda, aulas de musicalização voltadas para o público infantil e para professores da rede pública.
Encerrando o evento, no dia 27, em Vassouras, acontece o Cortejo de Tradições, desfile que reúne vários folguedos populares como Jongos, Caxambus, Caninhas Verdes e Folias de Reis - típicas manifestações culturais das comunidades do Vale do Paraíba. Após o cortejo pelas ruas da cidade, os grupos se apresentam, simultaneamente, brincando com o público em rodas, cantigas e danças. Informações: www.festivalvaledocafe.com (Texto: Tatyana Vendramini, Comunicação Social/MinC)
Fonte:Ministério da Cultura.
14/07/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal