Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Encontro internacional valoriza a cultura e história da capoeira

Reunindo cerca de 60 representantes de oito países - Brasil, Alemanha, França, Holanda, Grécia, Inglaterra, Japão e Espanha -, o "5º Encontro Internacional de Capoeira", que termina domingo (10), apresenta um saldo positivo. Neste final de semana haverá oficinas e roda de capoeira, a partir das 18h, no Ginásio Antônio Guenaga (Praça Eng. José Rebouças s/nº – Ponta da Praia), com entrada franca.
De acordo com o Mestre Sombra, promotor do evento e uma das maiores autoridades da capoeira no continente, o encontro apresenta bons resultados. "A gente sempre busca que desse encontro saia uma visão diferente da cultura da capoeira. E o que pudemos avaliar foi a dedicação, interesse e amor que os jovens estrangeiros revelam pela capoeira. São as nossas tradições superando fronteiras".
O objetivo do encontro, promover o intercâmbio entre atletas de países, línguas, costumes e tradições diferentes para divulgar a capoeira através de oficinas e treinamentos, tem sido alcançadona opinião dos participantes. "O encontro é a ocasião onde a gente aprende um pouco mais da cultura da capoeira. É quando a gente pode encontrar pessoas que praticam em países diferentes", afirma a francesa Melanie Hossuenllopp.
A também francesa Cecília Le Bourdoun conta que vê a capoeira como uma filosofia de vida. "Lá na Europa a capoeira é um esporte, aqui a gente percebe como ela é importante para nossa vida, para nossa cultura. Além disso, estamos vendo as raízes da capoeira aqui no Brasil".
Vindo do Japão, Kosuke Arakawa diz que essa é uma oportunidade de absorver maior conhecimento das origens e dos antigos mestres da capoeira. "Os mestres que estão aqui aprenderam com seus antepassados. É interessante para se aprofundar, já que a capoeira é nova no Japão. Aqui estão pessoas que têm o mesmo sentimento pela capoeira". O encontro é organizado pela Academia Senzala, com apoio da prefeitura, Santos FC e Instituto Arte no Dique.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
08/08/2008


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal