Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Cultura e Turismo lançam programa de R$ 2 milhões para atrair visitantes aos museus

O Programa de Qualificação de Museus para o Turismo receberá R$ 2 milhões que serão empregados inicialmente em sete estados onde a atividade pode atrair visitantes. O Ministério da Cultura e do Turismo estão trabalhando para aumentar a atratividade dos museus, primeiramente em Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O ministro da Cultura Juca Ferreira e o do Turismo, Luiz Barretto, lançarão o programa amanhã (25), às 11 horas, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro. Está prevista a capacitação de profissionais na elaboração de guias, inserção dos museus nos circuitos de turismo cultural, renovação/inovação de técnicas expositivas e ampla divulgação desses acervos como fundos de cultura e de história.
O programa envolve obras de melhoramento de infra-estrutura nesses locais, aquisição de equipamentos, promoção das lojas dos museus, folheteria trilingue e outros projetos necessários para o acolhimento aos turistas. Outros estados vão ser incorporados ao programa oportunamente, segundo o Ministério da Cultura. Um Guia de Atendimento ao Turista será editado e distribuído aos museus do país. O Programa de Qualificação de Museus para o Turismo deverá atingir profissionais de mais de 2.500 museus brasileiros. Versões do Guia serão disponibilizados por meio eletrônico e fornecidas aos participantes de oficinas de capacitação como material de apoio.
Haverá oficinas de capacitação de profissionais das áreas de museus e turismo, que serão realizadas no âmbito do Programa de Formação e Capacitação em Museologia do Departamento de museus do Iphan. Dessa forma, os profissionais poderão se conhecer, entrosar quanto às atividades e abrir possibilidades de parcerias futuras. (Lourenço Canuto)
Fonte:Agência Brasil.
24/08/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal