Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

18 anos da Casa de Cultura Mario Quintana tem programação diversificada

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), um dos equipamentos culturais mais importantes do Brasil e vinculado a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, completa 18 anos no próximo dia 25 de setembro. A data se refere à abertura do prédio já restaurado, com todos os espaços que oferece hoje à população. Criada em 1983 através de uma lei estadual, a Casa de Cultura Mario Quintana está sediada no prédio do antigo Hotel Majestic, local onde o poeta gaúcho Mario Quintana morou entre os anos de 1968 e 1980. O processo de recuperação e restauração do prédio começou ainda em 1983 e foi concluído em setembro de 1990.
Os 18 anos da CCMQ serão comemorados com uma programação bem diversificada, oferecendo ao público exposições, shows, conferências, saraus, sessões de filmes, espetáculos de dança e teatro. As atividades começam na próxima terça-feira, dia 16 de setembro, e vão até o final do mês. Um dos destaques da programação de abertura dos 18 anos da CCMQ é a exposição CCMQBIT, assinada por alunos de fotografia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e que revelam novos ângulos do prédio. No dia 16, também estará na CCMQ a Banda Municipal de Porto Alegre, que vai interpretar um repertório de música brasileira sob a regência do maestro Marcelo Nadruz.
O escritor Machado de Assis, lembrado neste ano pelo centenário do seu nascimento, se integra ao aniversário da CCMQ como tema de uma palestra do professor Antonio Sanseverino, marcada para o dia 17 de setembro. A obra do autor de Dom Casmurro ainda vai ganhar destaque na Discoteca Pública Natho Henn, que vai exibir, diariamente, longas-metragens baseados em romances de Machado de Assis. A literatura dá o tom do sarau poético-musical O Poeta e os Chorões, no dia 24 de setembro, em que a poesia de Mario Quintana vai ganhar o acompanhamento de músicos de chorinho.
A música terá um espaço especial durante estas duas semanas de comemoração dos 18 anos da CCMQ. O projeto Música da Casa vai oferecer espetáculos quase que diariamente, com shows da Confraria do Sax, Marcel Moreau, Trio de Janeiro Jazz, Jader Leal, Wolmir Martins e um Tributo a Jaime Caetano Braun e Noel Guarani. Outro destaque será o espetáculo de dança Rio Grande Açoriano, no dia 26 de setembro, em que músicos e bailarinos apresentam as tradições e as referências dos açorianos que ajudaram a colonizar o Rio Grande do Sul. As crianças também serão contempladas na programação, com sessões gratuitas do longa de animação brasileiro O Grilo Feliz e atividades especiais na Biblioteca Lucília Minssen e na Oficina Sapato Florido.
Entre as homenagens agendadas para o dia do aniversário da CCMQ, em 25 de setembro, está uma noite especial para lembrar amigos e incentivadores da CCMQ. Nesta mesma ocasião, o jornalista Ruy Carlos Ostermann, primeiro presidente da Associação de Amigos da CCMQ, apresenta no Teatro Bruno Kiefer o seu programa Encontros com o Professor. O entrevistado da noite será o editor Carlos Jorge Appel, que era o secretário da Cultura do Rio Grande do Sul na época da inauguração da Casa de Cultura Mario Quintana.
A programação completa do aniversário de 18 anos da CCMQ está no site www.ccmq.com.br. As atividades têm o patrocínio do Banrisul.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
11/09/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal