Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Festival de cultura reúne grupos folclóricos e religiosos em São Paulo

A 12ª edição do Revelando São Paulo, festival de cultura paulista tradicional, reuniu hoje (14) grupos floclóricos e religiosos durante uma caminhada do Memorial da América Latina até o Parque da Água Branca, zona oeste da capital. Vestidas a caráter, pessoas de diversas faixas etárias percorreram as ruas da capital dançando e cantando. Crianças descendentes de bolivianos e portugueses, por exemplo, mostravam as tradições de seus parentes.
Alguns grupos levaram instrumentos musicais e tocaram hinos típicos. Este ano, a novidade do festival foi a participação de ciganos, que, pela primeira vez, levaram ao evento suas danças e músicas. Durante a caminhada, grupos católicos, umbandistas e espíritas também mostraram um pouco de suas tradições.
Para simbolizar que o festival não privilegia uma ou outra religião, os participantes tinham uma mancha na testa. Bois e cavalos também participaram do trajeto com os representantes das cavalhadas e congadas. Os tradicionais tropeiros paulistas também estiveram presentes, levando suas bandeiras até o Parque da Água Branca. "Esse tipo de evento é importante para registrar a cultura tradicional do nosso povo", conta Lucy Rossi, secretária de Cultura eTturismo do município de Jaú, interior do estado de São Paulo. A secretária viajou cerca de 300 quilômetros para levar o artesanato típico de sua cidade para a feira que acontece no parque.
"Além de cultura, o artesanato representa emprego e geração de renda", conta. A feira teve ainda comidas típicas dos tropeiros e espaço para exposição de santos e outros objetos talhados em madeira e produtos feitos por índios.
"O Revelando São Paulo valoriza a cultura do interior entre a população da capital. A cultura é o pilar de um povo", afirmou a secretária, ao destacar que a perda da cultura representaria a perda da "referência de si próprio". (Ivy Farias)
Fonte: Agência Brasil.
14/09/2008

 

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal