Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Bispo de Barra recebe Prêmio pela Paz pela defesa do Rio São Francisco

O bispo de Barra, na Bahia, dom Luiz Cappio, recebeu ontem (18) o Prêmio pela Paz, da organização Pax Christi Internacional, durante a Quinta Romaria das Águas, em Sobradinho (BA). O prêmio também foi entregue às organizações sociais e comunidades tradicionais que lutam pela revitalização e contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Segundo informações da Articulação São Francisco Vivo, que apóia a luta de dom Luiz Cappio, participaram da celebração religiosa cerca de 2,5 mil pessoas. Em seguida foi realizada uma caminhada até a margem do rio. No caminho, o bispo compartilhou a placa recebida com os fiéis, afirmando que o justo é que o prêmio seja de todos os que participam da luta em defesa do São Francisco. Dom Cappio convive há mais de 30 anos com as comunidades do São Francisco.
De 1993 a 1994, ele fez uma peregrinação de um ano entre da nascente à foz do rio, denunciando a falta de preservação do São Francisco e animando as comunidades à luta em sua defesa. Em 2005 e 2007 fez dois jejuns pela revitalização do rio e contra o projeto de transposição.
O Prêmio pela Paz é outorgado todos os anos, desde 1988, a pessoas que defendem a paz e a não-violência. Dom Cappio é o terceiro brasileiro a receber o prêmio.
A sindicalista Margarida Alves foi a primeira. O segundo foi Sérgio Vieira de Mello, membro do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.
A Pax Christi Internacional é um movimento católico de respeito aos direitos humanos, justiça e reconciliação em regiões devastadas por conflitos. Tem mais de 100 membros e atua em mais de 50 países.
A instituição tem status consultivo na ONU, na Unesco e no Conselho da Europa. No Brasil, ela é representada pela Comissão Pastoral da Terra. (Ana Luiza Zenker)
Fonte: Agência Brasil.
19/10/2008

Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal