Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Museu Nacional de Belas Artes é presenteado com acervo do século XIX

Ao completar 72 anos, o Museu Nacional de Belas Artes recebe o raro acervo de sete peças que retratam membros da família Ferrez, um sobrenome que se mistura com a historia da arte no Brasil. O acervo foi adquirido por R$ 450 mil, com verba dos Ministérios do Turismo e da Cultura por meio do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo.
Ainda com a verba concedida pelo programa, o museu está recuperando a portaria e os banheiros de dois andares do prédio histórico e preparando audioguias em três idiomas (português, inglês e espanhol), disponíveis ao público a partir de abril.
A diretora do Museu de Nacional de Belas Artes, Mônica Xexéo, elogiou e agradeceu a parceria, em nome dos museus e do público. Segundo ela, a aquisição de obras de arte é muito importante porque tornam públicas obras que eram e poderiam continuar particulares.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, ressaltou também a parceria. "Nós estamos tendo êxito nesses e em outros programas do governo federal, porque trabalhando juntos criamos um conjunto de políticas de estado, e não ação isoladas." Barretto confirmou ainda que o Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo será ampliado este ano.
Durante a cerimônia foi apresentada uma tela de Augusto Muller, retratando Alexandrine, a esposa de Zepherin Ferrez. O grupo de obras é formado ainda por dois retratos produzidos por Henri Langerock, representando Julio e Luciano (filhos de Zephérin) quando crianças; e um retrato de Julio Ferrez pintado por Belmiro de Almeida; além de duas pinturas representando Zephérin Ferrez e esposa. Há também um busto em gesso de Honorato Manuel de Lima retratando o escultor Marc Ferrez, integrante da Missão Artística Francesa trazida pela corte portuguesa e que era tio do fotografo Marc Ferrez.
Na ocasião também foi assinado o protocolo de parceria entre o museu e a Caixa Econômica Federal que criou o bilhete da Loteria Federal comemorativo dos 72 anos do Museu.
As cerimônias aconteceram nesta terça-feira (13) no próprio Museu Nacional de Belas Artes, e contou com a presença dos ministros do Turismo, Luiz Barretto, interino da Cultura, Roberto do Nascimento, da diretora do Museu, Mônica Xexéu, do diretor de Museus e Centros Culturais do IPHAN, José Nascimento Júnior, da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, e do vice, Wellington Moreira Franco.
Fonte: Ministério do Turismo.
13/01/2009


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal