Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Brasil e Comissão Europeia assinam declaração para cooperação e diálogo na área de cultura

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu hoje (18) o comissário Europeu para Educação, Formação, Cultura e Juventude, Ján Figel, para debater temas do Plano de Ação Conjunta Brasil-União Europeia, assinado em dezembro de 2008.
Na ocasião foi assinada uma declaração conjunta entre o Ministério da Cultura e a Comissão Europeia que visa fortalecer a cooperação e o diálogo na área de cultura, estabelecer a troca de informações no início das atividades de cooperação e de intercâmbio cultural entre o governo brasileiro e a União Europeia.
Segundo o gerente de Cooperação e Assuntos Bilaterais da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Bruno Melo, esta reunião já era esperada desde 2008, quando o plano de ações conjuntas foi lançado. “Existe um grande interesse em aproximar o Brasil do conjunto dos países da União Europeia. O objetivo dessa aproximação é iniciar as conversas sobre as políticas governamentais de fomento à cultura”, disse.
Melo ressalta que as principais ações que serão abordadas são a diversidade cultural, o intercâmbio de informações para o desenvolvimento da economia cultural, troca de informações sobre as diretrizes políticas para aumentar a criatividade e promover o diálogo intercultural e intercâmbios de experiências nas áreas de cultura.
“É uma declaração de intenções políticas que terá um impacto nas melhorias de relações culturais entre Brasil e Europa”, ressalta Melo.
O Ministério da Cultura já identificou algumas áreas de interesse específico a serem tratadas com a União Europeia no âmbito da declaração conjunta. Um acordo entre o Mercosul e a União Europeia que também tratará de mecanismos de fomentos e incentivo à cultura também está sendo analisado.
De acordo com Bruno Melo a primeira atividade definida terá como tema a economia de cultura. Para debater o assunto, será realizado, em uma data a definir, um seminário em Bruxelas, na Europa.
Fonte:Agência Brasil.
18/05/2009




Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal