Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Bumbas sorteiam no sábado, Estados de onde virão os Jurados do Festival

Os dirigentes dos bois Garantido e Caprichoso, que estão tomando as últimas providenciais para o 44º. Festival Folclórico de Parintins, realizam no sábado, dia 20, a partir das 10h30, no Auditório Multiuso do Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro), o sorteio que irá definir os Estados de onde virão os jurados que apontarão o boi vencedor deste ano. O Festival Folclórico de Parintins é uma promoção do Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Estado de Cultura.
Como ocorre todo ano, os bois escolhem os estados de onde serão captados os jurados, de acordo com os critérios de total imparcialidade definidos pelas agremiações. São cinco Estados que participam da disputa para mandar representantes a Parintins. Dos cinco serão indicados apenas três.
A regra principal para a escolha dos Estados fornecedores de jurados é toda a região Norte, com exceção do Tocantins, fora do sorteio. Também não podem participar aqueles que forneceram jurados na edição passada do Festival, que são Piauí, Espírito Santo e Ceará.
Os jurados, então, serão escolhidos de três dos Estados restantes, a serem definidos pelo sorteio de sábado. Feito isto, cada Bumbá enviará imediatamente três representantes para os locais definidos com a missão de escolher os jurados e então trazê-los em segurança e sigilo para o Festival.
A composição final da Comissão Julgadora será formada, conforme o regulamento definido para este Festival Folclórico de Parintins, por nove jurados e um presidente, sendo este escolhido também por meio de sorteio realizado somente após a chegada da equipe à ilha Tupinambarana.
Fonte: Governo do Estado do Amazonas
18/06/2009




Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal