Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Paraty se prepara para receber a Flip

O charme das construções históricas e a natureza exuberante já justificariam uma viagem a Paraty, na Costa Verde fluminense. Mas quem for à cidade entre os dias 1 e 5 de julho terá um motivo a mais para se encantar com o lugar. É que estará acontecendo por lá a sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que, este ano, homenageia o escritor pernambucano Manuel Bandeira.
O festival, que já se tornou tradição na cidade no mês de julho e é considerado o mais importante evento literário da América do Sul, tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Cerca de 20 a 30 mil pessoas, entre leitores, escritores e turistas em busca de efervescência cultural devem circular pelas ruas de pedra do centro histórico nos cinco dias de programação.
- É uma alegria poder contribuir para a realização de uma festa tão linda, numa cidade histórica, que abriga um encontro literário importante para o estado e o país e que projeta para o mundo inteiro a atividade cultural do estado do Rio - afirmou a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.
Entre os aguardados autores estrangeiros estão confirmados o americano Gay Talese, um dos fundadores do new journalism, modalidade que utiliza técnicas da literatura no jornalismo, e a francesa Catherine Millet, que ganhou notoriedade em 2001, com o relato autobiográfico A vida sexual de Catherine M. Entre os brasileiros, Arnaldo Bloch, Zuenir Ventura, Cristóvão Tezza e Chico Buarque estarão presentes.
Enquanto a programação principal acontece na Tenda dos Autores e é transmitida, ao vivo, na Tenda do Telão, vários outros eventos ocorrem simultaneamente, em diversos locais. A Oficina Literária, destinada a jovens aspirantes a escritor, é realizada por autores nacionais e internacionais. Há também uma programação exclusiva para as crianças, a Flipinha, em que estudantes de Paraty apresentam o resultado de seus trabalhos inspirados no universo literário e participam de palestras com autores convidados.
O sucesso da festa também estimulou o desenvolvimento de uma programação de leituras, shows e lançamentos de livros, batizada de Off-Flip. O show de abertura, na quarta-feira, dia 1º/6, fica por conta de Adriana Calcanhoto, às 21h30. Na sexta-feira, dia 3/6, Francis e Olivia Hime se apresentam.
E, esse ano, o festival ganhou uma novidade: a criação da FlipZona, a versão adolescente da Flipinha. Ao longo dos anos, a organização identificou a necessidade de criar um projeto direcionado aos jovens, que pudesse aproximá-los do universo literário. Na Flipinha do ano passado, durante uma oficina de animação realizada com jovens da região, o uso das novas tecnologias na comunicação despontou como a ferramenta ideal para promover esta aproximação.
A FlipZona terá oficinas de produção e edição de áudio e vídeo, caracterização teatral, produção de texto, animação, videogame, fotografia e debates com escritores e profissionais, entre outras atividades. Assim como a Flipinha, a FlipZona será um projeto continuado, que se desenvolverá durante todo o ano e envolverá toda a rede de ensino de Paraty.
Ingressos:
Até a próxima terça-feira, dia 30 de junho, os ingressos para a festa podem ser comprados pelo site www.ingressorapido.com.br, pelo telefone (21) 4003-1212 e nos pontos-de-venda da Ingresso Rápido. A partir do dia 1 de julho, os ingressos serão vendidos apenas na bilheteria da Flip, em Paraty. (Renata Cruz)
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
26/06/2009


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal